Caminhada lembrou que preconceito deve ser combatido
O dia 1º de dezembro, data em que o mundo foi marcado com diversas ações para lembrar a prevenção à Aids, diversas pessoas participaram de uma caminhada em Penedo para lembrar que a prevenção continua sendo o melhor remédio e a informação deve ser sempre compartilhada para que a doença que aflige milhões de brasileiros possa ter seu avanço contido, principalmente entre grupos de vulnerabilidade social.
A caminhada teve início às 15 horas com concentração na Praça Clementino do Monte e percorreu algumas das principais ruas da cidade, chamando a atenção das pessoas com faixas e cartazes sobre a necessidade de prevenir e reconhecer a importância do tratamento da Aids.
De acordo com a enfermeira Isabel Leite as ações direcionadas à prevenção são sempre válidas e de forte impacto, quando os números revelam que apesar de ter informação sobre os riscos de contaminação, as pessoas ainda são vulneráveis e de forma descuidada contraem a doença que obriga a um sério tratamento.
“Infelizmente as pessoas insistem em contrariar as orientações dos órgãos de saúde e isso é sem dúvida a maior causa de contaminação. Diversas campanhas são executadas anualmente, orientando que sexo seguro deve ser praticado com camisinha, mas muitos jovens desconsideram as recomendações e isso tem aumentado muito a contaminação entre pessoas com menos de 29 anos”, disse a enfermeira.
Para a secretária de saúde da prefeitura de Penedo, a fisioterapeuta Geonice Peixoto, campanhas educativas que despertam para uma consciência dos riscos são sempre sugeridas pelo Ministério da Saúde e executada pelos municípios que zelam por uma política de prevenção. “Sempre estamos orientado à população através de campanhas educativas, principalmente quando há festas com maior concentração de pessoas. Recentemente realizamos esse trabalho na gincana de pesca e agora nos preparamos para a festa do Bom Jesus dos Navegantes e Carnaval”, declarou Geonice.
