Mutirão de limpeza de nascentes, lago dos Jacarés e do Riacho do Silva (na área do Parque Municipal), além da limpeza das praias mais frequentadas de Maceió, panfletagens de material sobre os cuidados com a água, oficinas de produtos recicláveis, distribuição de sacolas biodegradáveis e circuito de palestras sobre o tema farão parte da programação da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março.
A programação diversificada pretende atrair a conscientização das pessoas para um problema global: a qualidade e a escassez de um dos recursos fundamentais para a vida humana e o desperdício da água potável, que é outro agravante em todo o Brasil. Em Maceió, estão engajadas nas atividades a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Faculdade Maurício de Nassau e a ONG Animália.
Segundo o titular da Sempma, David Maia os recursos hídricos devem ser preservados para garantir uma boa qualidade no abastecimento à população. “O cidadão tem que entender até que ponto o impacto provocado por suas ações afetará de imediato a todos, o que prejudica nossas nascentes, riachos, lagoas, aquíferos e a nossa bela orla marítima”, disse.
Para a coordenadora geral de Educação Ambiental da Sempma, Marina Costa Morais, o objetivo do evento é conscientizar a população sobre os riscos do consumo desenfreado da água. “Nosso objetivo é mostrar que todos nós somos responsáveis pela água que consumimos. O uso sem responsabilidade destes recursos já traz prejuízos a outras cidades brasileiras, então temos que ter em mente o uso equilibrado”, disse.
Programação:
Sábado (21) no Parque Municipal: das 08 às 14 horas, haverá mutirão de limpeza aberto ao público, com a trilha beirando o Riacho do Silva;
No domingo (22), na Praia de Pajuçara, às 8 horas: exposição de materiais recicláveis, oficinas para as crianças, coleta de resíduos na faixa de areia das praias e distribuição de sacolas biodegradáveis;
Segunda-feira (23), na Faculdade Mauricio de Nassau, a partir das 8 horas: ciclo de palestras.
Evento interno
Abertura do evento: 08 horas;
Palestrante Adolfo Barbosa com a temática projeto de recuperação de nascentes, às 9 horas.
Palestrante Virgínia Moura Miller com a temática A Educação como Estratégia para o uso Sustentável da Água, às 09h30;
Palestrante Carlos Leal com a temática Impactos Ambientais nos Recursos hídricos, às 10 horas;
Mesa redonda com debates às 10h30.
