×

Cultura

Dia do Teatro é comemorado em Alagoas com vasta programação

Convite faz alusão ao legado de Linda

A Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) realiza uma programação especial na sexta-feira, 14, em homenagem ao Dia Alagoano do Teatro. Nesta data se comemora o aniversário de nascimento da grande dama do Teatro de Alagoas, Linda Mascarenhas.

A programação gratuita está dividida em duas partes. Na Praça Deodoro, a programação começa às 14h30, quando a Cia teatral Ambrosina Maria da Conceição, de Paripueira (AL), apresenta a peformance “Artistas”, que retrata o cotidiano de um artista.

Ainda na Deodoro, às 16h, a Cia teatral Trupe Bellas Artes , apresentará um trecho do espetáculo “Os Pecinhas”. Um texto baseado em diversas histórias de participantes do bloco de carnaval de Maceió “As Pecinhas de Maceió”, que traz a proposta do público participativo, propondo que a plateia venha fantasiada como se fosse sair no bloco carnavalesco.

Às 17h, haverá uma apresentação da Escola de Samba Girassol de Maceió, do bairro do Vergel do Lago, que neste ano desfilou com o enredo “100 anos de Teatro Deodoro”, de autoria de Fabian Costa. Na oportunidade será entregue à Diteal, uma placa com o samba-enredo.

Encerrando a programação do Dia Alagoano do Teatro, às 19h30, no Teatro de Arena Sérgio Cardoso (anexo ao Deodoro), a Associação Teatral das Alagoas (ATA), fundada pela própria Linda Mascarenhas, apresenta o espetáculo “As desgraças de uma criança”, com entrada gratuita.

Precursora – Linda Mascarenhas foi a maior responsável pela concretização da atividade teatral no Estado. Após três décadas sem grupos teatrais, Linda reativou, em 1944, o teatro em Maceió. A atriz fundou a Associação Teatral de Alagoas, a ATA, em 1955, grupo que até hoje se encontra produzindo. Linda faleceu em 1991, e em 9 de junho 2001, a lei nº 6.243 de 02 de julho de 2001 declarou o dia 14 de maio como Dia Alagoano do Teatro.