×

Brasil/Mundo

Dia do Soldado é celebrado no Congresso Nacional

Saída dos militares do plenário do Senado

O Congresso Nacional realizou nesta quinta-feira (27) sessão solene para comemorar o Dia do Soldado, celebrado em 25 de agosto. A sessão está sendo realizada no Plenário do Senado.

O Dia do Soldado foi instituído em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva – o duque de Caxias -, patrono do Exército. Nascido em 25 de agosto de 1803, ele é considerado um dos militares mais importantes da história do país. Participou das lutas pela independência, em 1822 e 1823, do esforço pela manutenção da ordem pública na capital do Império, após a abdicação de Dom Pedro I, e também conteve movimentos rebeldes como a Balaiada, no Maranhão, e outras revoltas em Minas Gerais, em São Paulo e no Rio Grande do Sul.

Duque de Caxias participou ainda das campanhas platinas do Brasil independente, como a Cisplatina (1825-1828), contra as províncias do Rio da Prata, e contra Manuel Oribe, no Uruguai (1851), e Juan Manuel Rosas, na Argentina (1851-1852).

Comandou as forças brasileiras na Guerra do Paraguai, vencida pela aliança Brasil-Argentina-Uruguai, em janeiro de 1869, que resultou, conforme cálculos dos historiadores, em mais de um milhão de paraguaios mortos, o equivalente a 80% da população daquele país. Após essa guerra, Lima e Silva é elevado à condição de duque de Caxias, na época o mais alto título de nobreza concedido pelo imperador.

Ex-presidente discursou

O presidente do Senado, José Sarney, fez um discurso de homenagem pelo transcurso do Dia do Soldado – comemorado em 25 de agosto – afirmando que é por causa da dedicação e do espírito de doação dos soldados brasileiros, demonstrado ao longo de vários anos, que o país consegue manter sua tradição pacífica.

Ele citou também tarefas desenvolvidas no interior do Brasil, desempenhadas pelo Exército, como as obras de transposição do Rio São Francisco, as campanhas preventivas de saúde, em especial na Amazônia, e as campanhas de controle de doenças endêmicas nas grandes cidades. O senador fez, ainda, uma homenagem aos soldados heróis, anônimos ou não, como os pracinhas que lutaram ao lado dos aliados na II Guerra Mundial.

Ao saudar o ministro da Defesa, Nelson Jobim, José Sarney disse que o Senado sempre irá apoiar as ações do Exército, atentando para a necessidade de atualização dos equipamentos e de capacitação dessa força.