É através do trabalho diário de 16.313 servidores que a Prefeitura de Aracaju promove a cidadania e o desenvolvimento da cidade, e presta serviços essenciais para a população. Neste 28 de outubro, Dia do Servidor, a administração municipal celebra o papel essencial desses profissionais e, mais do que isto, empenha esforços para garantir o bem-estar e a saúde destes que trabalham pela cidade.
Neste sentido, a gestão municipal formou, neste ano, uma parceria com o Centro Médico do Trabalhador, para garantir a realização de consultas e exames periódicos a todos os funcionários públicos do Município, ação que acontece com o intuito de promover a saúde, garantindo e prezando pelo bem-estar desses profissionais.
“O planejamento estratégico de Aracaju norteia as ações do Município, definindo os projetos prioritários e setoriais, entre eles, um dos mais importantes é o da melhoria da qualidade de vida dos servidores, demonstrando o carinho e respeito que a gestão tem com seus trabalhadores. Fizemos um levantamento e visualizamos a necessidade de conhecer o perfil de cada servidor, em termos de saúde, para nortear futuras políticas, que já estão em fase de planejamento para serem implantadas. Com isso, surgiu a ideia de fazer o exame periódico, onde, sem custo para o funcionário público, ele realiza todos os exames que permitem ter um diagnóstico preciso da sua saúde”, explica o secretário municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão, Augusto Fábio Oliveira.
De acordo com o médico do Trabalho da Prefeitura de Aracaju, Roberto Prado, na promoção do bem-estar dos servidores, “não é só verificada a questão da saúde por meio de exames, mas também da ergonomia, que vê a maneira de sentar, postura, maneira como digita no computador, bem como a orientação sobre a questão das pausas necessárias durante o horário de trabalho e os alongamentos, tudo para verificar e garantir que os servidores possam executar seus trabalhos de forma saudável”, explica o profissional.
Responsável pelo atendimento dos servidores de Aracaju no Centro Médico do Trabalhador, o médico Alexandre Pinto destaca que, a partir do serviço oferecido pela parceria com a Prefeitura, os servidores do Município podem identificar possíveis problemas de saúde e, com isso, adotar medidas, por meio de orientação médica, para mitigar e tratar essas patologias.
“Para o servidor, você oferece um serviço público como se estivesse em uma empresa privada. Tem gente que vem aqui e está com pressão alta e nem sabia, então realizamos um mapeamento sobre o estado de saúde do paciente, ele retorna, após essa avaliação completa, e prescrevemos a medicação para ele. Muitas mulheres chegam com o exame citopatológico atrasado, com isso fazemos a prescrição para que ela faça o acompanhamento correto com o médico ginecologista, assim como várias outras situações, como alterações psiquiátricas, que também realizamos o encaminhamento para o psicólogo ou para o psiquiatra”, detalha Alexandre.