Uma sessão especial e conjunta entre a Assembleia Legislativa de Alagoas e a Câmara Municipal de Maceió marcará o Dia Mundial do Meio Ambiente, que será comemorado em 5 de junho. A sessão solene acontecerá, às 9h, no Parque Municipal, em Bebedouro, e terá como pauta principal a importância de investir na arborização da capital.
No momento, o índice de arborização de Maceió – de 2,9 metros quadrados por habitante – ainda é considerado baixo, já que a Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza como ideal 12 metros quadrados por habitante. Como incentivo, a Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) lançou, há mais de um ano, o Projeto Maceió Verde.
“No dia a dia, estamos incentivando o plantio de mudas em condomínios residenciais, igrejas, supermercados, escolas públicas e privadas, dentre outros locais”, explicou a coordenadora de Educação Ambiental da Sempma, Florência Matias.
Na oportunidade, também será lançado o “disque árvore”. Durante todo o dia, os técnicos da secretaria ficarão à disposição para orientar a população que esteja interessada em plantar mudas. À noite, o evento será encerrado com um show musical, na Praça Multieventos, na Pajuçara.
Na prática, porém, as comemorações relativas ao Dia Mundial do Meio Ambiente começarão em 31 de maio, com a Semana Integrada do Meio Ambiente. O lançamento será às 8h, no ginásio do Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (Cepa), com a participação de todos os órgãos ambientais: Sempma, Ibama e Ima.
Na programação, exposição de estandes educativos, distribuição de material e apresentação de trabalho. O evento se estenderá até 2 de junho.