Comemorado no dia 01 de outubro, o Dia Internacional do Idoso chama a atenção para o papel que essa parcela da população, em constante crescimento, desempenha em todas as sociedades. Em 2050, a população mundial de pessoas com idade superior a 60 anos chegará a um total de dois bilhões, representando uma importante mudança no perfil demográfico da população.
Com o aumento da população idosa, multiplicam-se os desafios como acesso à educação, desfrutar de uma boa longevidade e boa saúde física e mental, participação ativa dos idosos na sociedade, combate ao abuso, à negligência, violência e maus tratos, combate à falta de respeito e discriminação de que são vítimas os idosos, e inserção do idoso no mercado de trabalho.
Para a coordenadora do Programa de Saúde do Idoso da Secretaria de Saúde (SMS), Denise de Lima, o Dia Internacional do Idoso é uma data importante para chamar a atenção para essa população que apresenta uma expectativa de vida cada vez maior. “A sociedade deve se preparar para recebê-los, pois ainda há poucas políticas públicas no sentido de proteção e prevenção e promoção da saúde do idoso e nós da SMS promovemos constantemente esse cuidado, essa conscientização sobre o envelhecimento saudável por meio de ações permanentes”, afirma.
Em comemoração à data, o Programa de Saúde do Idoso, em parceria com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), promove uma série de ações como palestras, rodas de conversas e oficinas com uma equipe multiprofissional, composta por técnicos, fisioterapeutas e assistentes sociais do Programa, que irão até as unidades de saúde para realizar esses trabalhos para marcar a passagem do dia.
Caderneta do idoso
O Programa de Saúde do idoso disponibiliza nas unidades de saúde do município a Caderneta do Idoso, material elaborado pelo Ministério da Saúde (MS), que tem como objetivo traçar estratégias para o acompanhamento da saúde da pessoa idosa, onde serão registradas informações importantes sobre as condições de saúde, o que auxiliará profissionais e gestores para a elaboração de políticas de prevenção, promoção e reabilitação.
“A caderneta do idoso é um dos carros- chefe do programa municipal, pois ele funciona como um mini prontuário sobre as condições de saúde do indivíduo e que deve ser constantemente preenchido e trabalhado pelos profissionais de saúde”, explica Denise.
Programação
30/09: Palestra com o tema: Qualidade de vida para o idoso institucionalizado.
Local: Lar Luíza de Marilac
Horário: 14 h
01/10: Palestra com o tema: Semana do trânsito com foco no idoso.
Local: SESC / Poço
Horário: 14 h
Obs: Parceria com SMTT e DANTS
01/10: Palestra com o tema: Prevenção e promoção da saúde da pessoa idosa
Local: SMTT
Horário: Manhã
07/10: Palestra com o tema: Semana do trânsito com foco no idoso.
Local: Unidade de Saúde Djalma Loureiro (Tabuleiro)
Horário: 14 h
08/10: Palestra com o tema: Semana do trânsito com foco no idoso.
Local: CRAS Dom Adelmo Machado
Horário: Manhã
