×

Maceió

Dia do Bombeiro é comemorado na orla da Ponta Verde

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) organizou uma série de eventos para festejar o Dia Nacional do Bombeiro, comemorado no sábado (2). Hoje, no espaço de lazer da Ponta Verde, dezenas de pessoas compareceram, junto com os bombeiros, para participarem de várias atividades.

No local, foi montada uma megaestrutura onde as crianças poderão experimentar o que é ser bombeiro, participando de atividades de rapel, falsa baiana, tirolesa, parede de escalada, entre outras.

Na ocasião foram realizadas ainda, atividades de saúde pela Policlínica da Corporação, como aferição de pressão, medição de glicemia e dicas de escovação para orientar as crianças a cuidar melhor dos dentes.

Também aconteceram exposições de viaturas e equipamentos operacionais adquiridos com recursos da Taxa de Bombeiros como forma de prestação de contas para a sociedade alagoana.

Os bombeiros que fazem parte do 1º Grupamento de Bombeiro Militar (1º GBM) orientavam sobre os cuidados com o GLP e a utilização correta de extintores de incêndio, enquanto o Grupamento de Socorros de Emergência mostrou uma Unidade de Resgate e os materiais utilizados para o atendimento de vítimas

Ontem, o Grupamento de Salvamento Aquático (GSA) preparou um simulado operacional e uma competição entre guarda-vidas (GV), na Praia do Francês. A simulação despertou a atenção de muitos populares, que assistiram atentos a atuação dos bombeiros, mostrando à população a importância do serviço que é desempenhado pela corporação.

O treinamento contou com a demonstração do helicóptero que realiza o resgate aeromédico em Alagoas, uma parceria entre o CBMAL e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

História

O Brasil comemora o Dia Nacional do Bombeiro há 155 anos. O decreto foi assinado em 2 de julho de 1856 pelo Imperador Dom Pedro II, dando início à seção de extinção de incêndio, anteriormente executada pelos arsenais de Guerra e da Marinha do Brasil.

Os Corpos de Bombeiros evoluíram e estão presentes em todos os Estados Brasileiros, acumulando, além da primeira função de combate a incêndio, atribuições como o resgate e a salvaguarda de vidas e bens na terra, na água e no fogo.