O Laboratório de Ciências da Natureza (LCN), da Secretaria de Estado da Educação (SEE), realizou a atividade Coaching com Biologia, na tarde desta quinta-feira, no auditório do Centro de Ciências e Tecnologia, no Centro de Pesquisas Aplicadas (Cepa). Todos os participantes doaram um quilo de alimento não perecível. A atividade é alusiva ao Dia do Biólogo, comemorado nesta terça-feira, 03.
Durante o evento, professores da rede foram orientados pela psicóloga e doutoranda em Linguística, Cristiane Souza, sobre origem, conceitos e ferramentas de coaching, além do desenvolvimento de exercícios avaliativos sobre uma de suas modalidades, o coaching life, o qual abrange desde os aspectos pessoais aos profissionais do indivíduo.
“Não fazemos coaching sozinhos. Não é terapia, nem mentoria, nem aconselhamento. Ele trabalha a abordagem sobre o presente, utilizando-se de ferramentas específicas”, explicou a especialista, que é formada pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC).
Ainda segundo Cristiane, o coaching pode ser um grande aliado destes profissionais, tanto nas atividades em sala de aula, quanto na relação com seus colegas de trabalho.
“Temos vários textos, músicas, vídeos e exercícios avaliativos que podem ser utilizados em sala de aula. Hoje trabalharemos alguns, como a roda da vida – avaliação de satisfação – e a avaliação de perfil comportamental”, declarou.
A professora de Biologia do LCN e uma das organizadoras do evento, Rita de Cácia Vieira disse que o tema permitiu trabalhar tanto aspectos técnicos quanto humanos com os profissionais.
“Para nós professores, é importante trabalhar e se aproximar de técnicas que facilitam nossa relação com o próximo”, afirmou.
Dia do Biólogo
Para a escolha da data foi considerada em alusão à instituição da profissão, legalizada pela lei nº 6.684, sancionada em 03 de setembro de 1979. Esta lei também criou o Conselho Federal de Biologia e os Conselhos Regionais.