
7.918 alagoanos trabalham com artesanato no Estado
Neste sábado (19), os 7.918 alagoanos que trabalham com artesanato no Estado comemoram o Dia do Artesão. Com o Censo do Artesão Alagoano – levantamento realizado pelo Governo do Estado entre 2008 e 2010 – foi possível traçar o perfil e identificar a forte presença feminina na atividade – as mulheres representam 86% dos profissionais artesãos alagoanos.
Um bom cenário desse universo é que 92% dos profissionais que desenvolvem atividades artesanais têm imóvel próprio e 87% contribuem para a previdência social, utilizando um dos benefícios garantidos pela Carteira do Artesão, documento emitido pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB Alagoas).
Cadastro – O trabalho de identificação do artesão alagoano é um processo contínuo. No próximo dia 23 de março a equipe técnica da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, por meio do PAB Alagoas, realizará visita ao município Passo de Camaragibe para a realização de novos cadastros e renovação da Carteira do Artesão, documento que identifica a categoria e concede benefícios.
Para o cadastramento e emissão da Carteira do Artesão, os profissionais devem levar duas fotos 3×4; CPF (original); Carteira de Identidade (original