Neste domingo, 22, o projeto Lazer na Praça completou seu primeiro ciclo ao celebrar um ano de atividades na Praça do Centenário. A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), realizou uma edição comemorativa com variedade de atrações para os maceioenses.
Com a participação de diferentes parceiros, nesta edição, a Semel reservou espaços estratégicos com montagem de tendas em dez áreas da praça, além do local destinado à Estação Saber, uma biblioteca móvel de conhecimento e aprendizagem voltada às crianças.
“Nesses doze meses, o balanço do projeto é muito positivo. Estamos muito felizes com a adesão das famílias, que participam todos os domingos. São pais, filhos, casais de namorados que escolhem este local para passar bons momentos juntos. Agora é seguir com o projeto, tanto com o Lazer na Praça Itinerante, como com a edição que será levada para o Graciliano Ramos, na parte alta da cidade. A partir de 1º de março, estaremos também por lá”, destacou o secretário de Esporte, Antônio Moura.
Na programação, cinco períodos foram reservados ao movimento, com dança e exercício corporal no palco central montado na praça. As atividades de macroginástica (exercício do corpo, sem distinção de idade) e alongamento foram realizados pelas equipes da Semel e Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Um aulão de zumba, seguida de atividade funcional com promoção da MaxForm, agitou quem estava na Centenário. Logo após, às 11h, o ballet e jazz da Academia Jeane Rocha fez uma apresentação emocionante. Ao meio-dia, a zumba voltou ao palco central com a equipe da Academia Stylo Fitness e, no encerramento, a Academia de Dança Ary Buarque vai movimentou o Lazer na Praça.
Uma via da Avenida Fernandes Lima foi reservada para quem anda de patins, patinetes e bicicletas. Ladeadas na extensão da praça, as áreas posicionadas servem como ponto para divulgação das atividades dos parceiros da Semel. Próximo à Escola Estadual Tavares Bastos, a Estação Saber ficou aberta para visitação, com leitura e contação de história para a criançada. Do lado oposto da Estação, a Federação de Xadrez do Estado de Alagoas (Fexeal) realizou a segunda etapa dos Circuitos Alagoanos Feminino de Xadrez e de Xadrez Rápido.
Hoje foi a primeira vez que a técnica de enfermagem Selma Bispo participou do Lazer na Praça e o amor à primeira vista foi confirmado. “Acho um grande incentivo para crianças e adultos, pois é uma forma de descontrair e buscar a comunhão com os amigos. E isso é muito importante em todas as áreas. O projeto é um trabalho brilhante, e a prefeitura de Maceió está de parabéns. Trouxe meus filhos para passar bons momentos com a família e certamente iremos voltar”, disse.
Outros atrativos
A tenda da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) também esteve presente com a distribuição de mudas e, no mesmo local, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) realizou atividades lúdicas de educação ambiental.
Na edição especial de aniversário, uma equipe formada por estudantes e professores do curso de fisioterapia do Centro Universitário Cesmac montaram um circuito para idosos como objetivo conscientizar esse público, atentando para os cuidados para o equilíbrio do corpo, simulando situações que podem ser presentes no dia a dia. E o Lions Clube vai levar atividades sobre cuidados com a saúde, principalmente na prevenção de doenças crônicas.
Quem passou pela Centenário também pôde saber mais sobre aprimoramento na formação profissional com a presença da Associação Brasileira de Recursos Humanos em Alagoas (ABRH-Al) que passou orientações sobre formatação de currículos, coaching pessoal e instruções sobre postura profissional no ambiente de trabalho.
“Vemos essa iniciativa com muita alegria, pois estamos movimentando uma área que não era muito explorada, trazendo as pessoas para a praça, resgatando um hábito antigo de se encontrar em locais como esse. Com a ABRH trazemos informações para esse momento tão importante. A Semel e a Prefeitura estão de parabéns por promoverem um evento tão maravilhoso”, afirmou a presidente da ABRH, Daniele Brandão.
Para segurança de todos, a pista em frente à Praça, no sentido Tabuleiro do Martins- Centro foi bloqueada pelos agentes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) para a prática de atividades físicas e esportes radicais.