×

Alagoas

Dia de Campo mostra importância da diversificação de culturas em Alagoas

Produtores rurais conhecem os melhores cultivares de macaxeira, produtividade e qualidade de raiz

Com palestras sobre cultivo de mamão e apresentação de resultados de pesquisas de mandioca (mesa e industrial), técnicos, produtores rurais, estudantes e gestores participaram, nesta sexta-feira (23), na Fazenda Santa Maria, em Campo Alegre, do Dia de Campo sobre a importância da diversificação do setor agrícola de Alagoas.

Como explica o secretário de Estado da Agricultura, Antônio Santiago, no dia de campo os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os melhores cultivares de macaxeira, seja relacionada à produtividade e qualidade de raiz, bem como as características do seu uso no tempo de cozimento e coloração.

“Foi um momento de muita informação e conhecimento, onde foram mostradas aos produtores as vantagens da diversificação de cultura em Alagoas”, reconhece o secretário Antonio Santiago.

Hermes Fonseca, pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros e Mandioca e Fruticultura, proferiu palestra sobre o cultivo do mamão, as dificuldades e vantagens da cultura, além do combate às pragas. “Esclarecemos alguns pontos aos produtores que pretendem introduzir a cultura do mamão em suas áreas”.

Para o estudante do 7° ano de Agronomia da Ufal, Lucas Adler, o dia de campo foi proveitoso, uma vez que vai contribuir para sua formação acadêmica e profissional. “Foi um momento de muita aprendizagem”.

Eduardo Christofoletti, produtor rural que trabalha com cana, mandioca e pecuária, em Capela, afirma que o evento serviu principalmente para esclarecimentos, informações e experiência. “Nosso objetivo é aumentar a área de produção de mandioca e introduzir outras culturas”.

José Luiz, proprietário da Fazenda Santa Maria, explica que a diversificação em suas áreas tem dado certo e a meta é estender o plantio de goiaba, mamão, melão, banana, maracujá, mandioca, utilizando resíduos das culturas para alimentação animal e rotação de culturas.

O evento foi uma parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca e Embrapa (Tabuleiros Costeiros e Mandioca e Fruticultura) e a Fazenda Santa Maria.