Dezenas de pessoas, sobretudo mulheres, fizeram fila para ter acesso ao teste rápido diagnóstico para HIV disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Programa Municipal de DST/Aids. A ação, denominada Balcão da Prevenção, foi realizada das 8h às 16h, no calçadão do comércio, no Centro de Maceió.
A campanha, intitulada “Mulher de Atitude Usa Camisinha”, foi lançada no domingo (7), e terá continuidade até o dia 2 de abril, em Maceió. O objetivo é orientar mulheres sobre a importância e o uso adequado do preservativo feminino na prevenção à DST/Aids. A coordenação do programa destaca que o uso do preservativo tem sido primordial, uma vez que o público alvo tem sido vítima de uma epidemia que vem aumento consideravelmente nos últimos anos.
Na ocasião, foram distribuídos materiais educativos e preservativos, realizados 100 testes rápidos de diagnósticos para HIV, cujo resultado é entregue em 30 minutos, além de aconselhamento pré e pós testes, independente do resultado obtido.
A coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids, Sandra Gomes, destaca que apesar da divulgação acerca da existência do preservativo feminino e sua comprovada eficácia, ainda há muita resistência por partes das mulheres.
“Existem muitos tabus sobre a camisinha feminina que precisam ser desmistificados para que a mulher consiga se proteger mais. As interessadas podem procurar qualquer unidade de saúde de Maceió e adquirir, gratuitamente, os preservativos. Nós entregamos mais de um preservativo para que a mulher possa testar”, explica Sandra Gomes.
PROGRAMAÇÃO
08/03 (19h) – Palestra proferida pela coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids, Sandra Gomes, no Conselho Regional de Psicologia (CRP).
11 e 12/03 – Campanha lúdica com performances teatrais nos órgãos públicos municipais com o objetivo de orientar as mulheres quanto ao uso adequado e importância do preservativo feminino, além de distribuição do mesmo.
29/03 a 02/04 – Oferta de teste rápido diagnóstico para mulheres atendidas pelo programa Bolsa Família.
