×

Cultura

Dia da Consciência Negra será comemorado até o final do mês

Atrações culturais serão apresentadas em vários municípios alagoanos

Durante todo o mês de novembro, turistas e alagoanos poderão conhecer um pouco mais sobre a história de Zumbi dos Palmares. Com extensa programação, o Governo do Estado, em parceria com as prefeituras de União dos Palmares e Viçosa, realizam festividades culturais durante todos os dias em vários municípios de Alagoas.

O diferencial deste ano é que a comemoração da cultura afrodescendente poderá ser encontrada em lugares distintos do Estado. Segundo o secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, a realização das festividades negras não está apenas focada nos municípios de União dos Palmares, terra natal de Zumbi e de Viçosa, onde morreu o líder quilombola.

“Este é o segundo ano consecutivo que trabalhamos para comemorar o Dia da Consciência Negra durante todo o mês de novembro. Desta vez, estendemos a programação de atividades e shows culturais para Arapiraca, Penedo, Batalha e Santa Luzia do Norte. Mas será na Serra da Barriga, o ponto principal do evento”, revelou Viégas.

O ápice da programação será no dia 20 de novembro, a partir das 4h, com várias homenagens ao grande líder e herói nacional. A primeira delas será a aposição da coroa de flores feita pelo governador do Estado, Teotonio Vilela Filho, acompanhada pela salva de tiros da Polícia Militar.

Ao longo do dia haverá cerimônia em homenagem aos ancestrais restrita aos religiosos de matriz africana, cortejo de abertura à visitação do Parque Memorial Quilombo dos Palmares, exposição fotográfica e apresentações artísticas e culturais, a exemplo das bandas Orquestra de Tambores, Filhos de Zumbi, Malungos do Ilê, Quintal Cultural e dos mestres de capoeira.

No Dia da Consciência Negra, haverá também programação especial em Maceió, às 17h, na Praça dos Martírios; em Viçosa, às 14h, no povoado Quilombo Sabalangá; em Arapiraca, às 21h, no povoado Carrasco; em Batalha, às 21h, na comunidade Cajá dos Negros e em Santa Luzia do Norte, às 21h, na comunidade Quilombo Santa Luzia.

De acordo com o secretário Osvaldo Viégas, todos os cuidados para o dia 20 já foram acertados entre o Gabinete Militar, Civil, o Corpo de Bombeiros e as Prefeituras. “Teremos veículos credenciados e autorizados a levar os visitantes até a Serra da Barriga. Vamos contar com segurança reforçada e equipes de trânsito para disciplinar os condutores”, disse.

Além disso, Viégas destaca a presença de dois carros do Corpo de Bombeiros, sendo um na Serra da Barriga e outro embaixo, em União dos Palmares, e a atenção de toda a equipe do Samu do município em alerta durante o período das festividades. “No ano passado essa logística funcionou muito bem, nosso desafio agora é fazer melhor”, declarou o secretário.

As festividades etnicorraciais contam com a participação das Secretarias de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, da Cultura, da Educação e do Esporte, do Instituto de Terras de Alagoas (Iteral), da Associação Educacional e Recreativa Zumbi dos Palmares e da Fundação Cultural Palmares.

Em breve a programação completa do Mês da Consciência Negra estará disponível no site da Agência Alagoas – www.agenciaalagoas.al.gov.br. “Queremos que todos valorizem a Serra da Barriga e preservem a história de Zumbi dos Palmares”, definiu Viégas.