×

Sergipe

Dia da Árvore é celebrado com atividades de conscientização ambiental

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) promoveu, simultaneamente, atividades de conscientização ambiental no Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco, em Capela, e no Centro de Excelência Deputado Jonas Amaral, em Nossa Senhora do Socorro, nesta quinta-feira, 21, Dia da Árvore. Tendo como público-alvo estudantes da rede pública, a programação contou com palestras, oficinas e plantio de mudas.

Em Capela, o dia alusivo encantou os alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Profa. Maria da Conceição Barreto Alves Souza. Durante as ações, os pequenos tiveram uma verdadeira imersão aos conceitos de meio ambiente e sustentabilidade. Puderam conhecer a função de uma unidade de conservação estadual para a proteção das florestas e biodiversidade de Sergipe. Os estudantes também interagiram com o jogo ‘Caminho das Águas’.

Sob a supervisão dos técnicos da Semac, os alunos do ensino fundamental seguiram mata adentro e colocaram a mão na massa durante o plantio de mudas nativas da Mata Atlântica. Participando ativamente da ação, a aluna Maria Júlia Lopes Santos conta que ficou feliz com a visita ao Refúgio de Vida Silvestre. “Eu achei ótimo e foi maravilhoso conhecer a Mata do Junco, nunca tinha visto um lugar tão bonito quanto esse”, disse

Para a diretora da Escola Municipal Profa. Maria da Conceição, Djalma Vieira Santos Nunes, o momento oportunizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente reforça as ações que são realizadas em sala de aula. “A gente já trabalha a questão do meio ambiente na escola, a importância de preservar a natureza, cuidar dos animais e das florestas. Foi uma atividade pedagógica muito produtiva e que eles gostaram muito”, declarou.

Em Nossa Senhora do Socorro, no Centro de Excelência Deputado Jonas Amaral, a Semac se uniu ao projeto ‘Plantando Saberes, Colhendo Vivências’, coordenado pela professora da UFS, Luanne Michella Bispo Nascimento, para levar ações de educação ambiental para estudantes do ensino. De acordo com ela, a iniciativa tem como finalidade debater temas como agroecologia, coleta seletiva, sustentabilidade, entre outros. “A Semana da Árvore foi pensada com atividades que visam, além de discussões, visitas técnicas e oficinas, na perspectiva de alcançar uma sustentabilidade por meio de modificações de hábitos e costumes, de forma que eles possam transformar a sua realidade socioambiental”.

A comunidade estudantil do Jonas Amaral também participou de uma palestra sobre a importância ecológica das abelhas e o papel que elas desempenham na alimentação e na manutenção das florestas. “Em seguida, iniciamos a apresentação da temática com a parte prática, onde ensinamos como fazer iscas para captura de abelhas sem ferrão com garrafas-petes para serem distribuídas aqui no colégio”, concluiu a educadora ambiental da Semac, Sandy Cavalcanti.