×

Sergipe

Dia D da Família mobiliza mais de 3,5 mil pessoas para imunização contra covid-19

Vacinação infantil contra Covid-19

A vacinação contra covid-19 teve início, na capital sergipana, em janeiro do ano passado. Hoje, quando Aracaju já inclui crianças de 5 a 11 anos no cronograma de imunização, novos planos estão sendo tomados para que a população complete o esquema vacinal, inclusive com a dose de reforço, e pais e responsáveis vacinem os pequenos. Para isso, este sábado, 19, contou com uma programação especial, o Dia D da Família, ação estratégica da Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que mobilizou 3.509 pessoas para se vacinar.

Das 8h às 16h, todo aquele apto a receber a vacina e que ainda não havia se vacinado ou estava com o esquema vacinal em atraso pôde contar com 11 pontos de imunização espalhados, de forma planejada, pela Prefeitura. Foram seis Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além de outros cinco pontos fixos.

Em todos os postos foram disponibilizadas vacinas para crianças de 5 a 11 anos, primeira e segunda doses para pessoas acima de 12 anos, e dose de reforço para quem recebeu segunda dose há quatro meses.

Significado

Chamar a atenção à família foi uma maneira de alertar para a necessidade de imunizar toda a população para um bem geral. Como é de conhecimento e largamente esclarecido, apenas com a população completamente vacinada, será possível controlar a covid-19, como também o aparecimento de novas variantes e, consequentemente, os efeitos da pandemia. Neste momento, entretanto, é importante, ainda, as demais medidas de prevenção, como o uso de máscara, o distanciamento, bem como a higienização constante das mãos.

Consciente dessa realidade, Cristian Bernarde de Lima, foi tomar sua dose de reforço e aproveitou para levar os filhos de 9 e 6 anos de idade para tomar a vacina.

“Fico muito agradecido por essa oportunidade de vacinar os meus filhos, assim como eu já me protegi. Alguns parentes nossos não tiveram essa oportunidade. É importante termos essa consciência porque não protegemos somente a nós, como também a nossa família e aqueles que estão ao nosso redor. Uma das vantagens é a organização, isso facilita na hora de tomar a vacina”, ressalta Cristian.

Quem também aproveitou a oportunidade foi Rafael Demétrius, de 39 anos. Ele precisava receber a dose de reforço da Janssen e não pensou duas vezes.

“Estava com receio porque, por conta de algumas viagens de trabalho, estava em atraso. Quando soube que haveria o Dia D, aproveitei e vim logo cedo garantir a minha dose. Por isso, agradeço à Prefeitura pela iniciativa. Para mim, é muito louvável ter um momento como esse. Sem contar que existe uma grande organização, boa estrutura e agilidade das equipes, o que só contribui para um trabalho bem feito”, destaca Rafael.

A jovem Gabriele Costa Silva, de 26 anos, tomou a terceira dose e reforça a importância da proteção para garantir um futuro mais saudável e tranquilo para as gerações que estão chegando.

“Estou grávida e fui liberada para tomar a vacina da Pfizer. Estava ansiosa para garantir a dose de reforço e fiquei tranquila quando vi a notícia sobre o Dia D. Por um dos pontos ser bem próximo à minha casa, facilitou ainda mais, por isso, corri para tomar a vacina”, afirma Gabriele.

Logo cedo, Rogério Farias levou o filho, de 7 anos, para se vacinar e frisou que “é a forma que temos de nos proteger e proteger os outros, sobretudo os nossos filhos, que é o maior bem que temos. Na minha casa, todo mundo está vacinado, inclusive com a dose de reforço. Este é o exemplo que temos que dar a eles”, salienta.

Assim como Rogério, Jean Barreto também levou o seu filho, de 5 anos, para ser protegido com a primeira dose.

“É extremamente importante que a vacina tenha chegado às crianças. Eu, como pai, fico mais tranquilo por essa oportunidade de vir tomar a minha vacina junto com o meu filho. Foi muito especial. Cheguei ao posto e, em 15 minutos, fui vacinado. Pessoal muito atencioso e cuidadoso com o meu pequeno. A vacina é o ato mais importante, nesse momento, mas não podemos esquecer de usar máscara e das demais medidas para nos proteger”, completa Jean.

A vacinação continua

Após o Dia D da Família, a vacinação continua na capital. Durante a semana, o público vacinável pode ter acesso nas 44 UBSs de Aracaju.

Para receber a vacina, é necessário apresentar comprovante de residência da capital, documento com foto, cartão SUS e cartão de vacinação (se tiver). Para crianças, é preciso apresentar documento de identificação (RG ou certidão de Nascimento), cartão de vacinação, além da documentação do pai, mãe ou responsável.

Em todos os postos serão disponibilizadas vacinas para crianças de 5 a 11 anos, primeira e segunda doses para pessoas acima de 12 anos, e dose de reforço para quem recebeu segunda dose há quatro meses.

Balanço

Ao longo desta semana, contando com o Dia D da Família, foram vacinadas (primeira e segunda dose e dose de reforço), 23.358 pessoas, assim, atualmente, Aracaju registra o total de 558.626 pessoas vacinadas contra a covid-19, com a primeira dose, e 490.310 pessoas com o ciclo de imunização completo (duas doses). Com relação ao público infantil, a capital sergipana imunizou 32.886 crianças, de 5 a 11 anos, com a primeira dose, o que representa 52,96% do público dessa faixa etária.