A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) ampliou hoje (7) a lista de cidades que estão com redução de pressão das redes de abastecimento de água, para diminuir o consumo. As cidades-satélite de Riacho Fundo II, Recanto das Emas, Gama e Santa Maria tiveram sua pressão reduzida nesta quarta-feira.
A medida já havia sido tomada em novembro nas cidades de Ceilândia, Vicente Pires, Colônia Agrícola e Samambaia.
A redução da pressão será ampliada para Águas Claras, Arniqueiras, Taguatinga e Riacho Fundo I a partir da próxima segunda-feira (12). Park Way, Candangolândia e Núcleo Bandeirante terão redução na pressão a partir do dia 14 deste mês.
A Caesb informou que a redução de pressão de água terá inicio às 7h e seguirá até as 19h. O controle da pressão terá duração indeterminada, levando em consideração o nível do Reservatório do Descoberto para a segurança do abastecimento nas cidades.
A meta estipulada pela Caesb é reduzir entre 5% e 10% no consumo nas localidades. A expectativa é de que a medida, somada à tarifa de contingência já em vigor e à chegada do período chuvoso, possa permitir um processo mais consistente de recuperação dos reservatórios.
Segundo a última medição, feita hoje às 15h30 pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa), o nível do Reservatório do Descoberto está em 23,1%. A redução da pressão da água começou quando o reservatório entrou em nível inferior aos 20%.