×

Sergipe

Dezenas de fiéis celebram Bom Jesus dos Navegantes de Neópolis

A aposentada Maria Inez toca a imagem do Glorioso Bom Jesus dos Navegantes e pede proteção para os seus familiares

Um grande número de fiéis presentes as homenagens ao Bom Jesus dos Navegantes de Neópolis no último dia da festa. Na celebração que iniciou na sexta-feira (04), com a programação festiva com shows de bandas locais e nacionais, no domingo, programação cultural e religiosa encerrou a festa.

Ainda na manhã de domingo (06), aconteceu a tradicional corrida de barcos a vela. Na tarde, o ponto alto da celebração, a procissão terrestre e fluvial do Glorioso Bom Jesus dos Navegantes. Onde, a imagem do santo saiu da Igreja Nossa Senhora do Rosário em direção ao Rio São Francisco, para percorrer as margens das cidades de Penedo, em Alagoas e Santana do São Francisco em Sergipe.

Para o prefeito da cidade, Amintas Diniz (PSC), o executivo tem o dever de contribuir com a festa religiosa. “O ponto alto da festa e a celebração do Bom Jesus com a procissão terrestre e fluvial. Nós temos o dever de contribuir com as homenagens ao nosso protetor. A Igreja não tem renda própria, então, contribuímos muito com este dia. Nós buscamos a perfeita harmonia com a Igreja”, destacou o chefe de Executivo.

A celebração ao protetor dos remeiros e ribeirinhos acontece em todas as cidades do Baixo São Francisco, sendo a primeira, a cidade de Neópolis. A aposentada Maria Inez, saiu de Penedo, acompanhada da sua neta de 10 anos, para acompanhar a procissão em Neópolis. Inez explica que foi à cidade vizinha para pedir proteção para os seus familiares.

“Sou de Penedo e todos os anos participo da celebração ao nosso protetor nas cidades de Neópolis e Penedo. Para mim é um prazer imenso participar deste dia. E nesta tarde, vim pedir proteção para a minha família”, contou emocionada a aposentada após tocar o Bom Jesus dos Navegantes, no interior da Igreja Nossa Senhora dos Rosário.

Os ritos religiosos do domingo do Bom Jesus dos Navegantes de Neópolis foram presididos pelo bispo da Diocese de Própria, Dom Mario Rino Silviere. De acordo com o religioso, celebrar Bom Jesus é agradecer pelas batalhas que enfrentamos, também é celebrar a esperança. “Enfrentamos muitas batalhas na vida. Jesus prometeu que o barco jamais iria virar, que o barco da sociedade não iria virar. Então, o barco é a esperança. Ele é o Deus que escreve certo pelas nossas linhas tostas”, explicou.

“A imagem também lembra a passagem bíblica em que Jesus acalma a tempestade (Matheus 8). Deus estava dormindo no barco, e começa uma grande tempestade, seus discípulos com medo o despertam temendo que o barco virasse. Deus acalma a tempestade e lhes responde: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se grande bonança. Então, Deus não dorme. A sociedade pensa que ele está dormindo, mas ele está perto de nós, ele está conosco”, concluiu o bispo da Diocese de Própria, Dom Mario Rino Silviere.

CLIQUE AQUI E CONFIRA AS FOTOS