×

Meio Ambiente

Dez toneladas de palmitos são apreendidas em fábrica clandestina

Após diligências, tendo em vista denúncia recebida de que uma fábrica clandestina de palmito estaria funcionando em um igarapé próximo ao Rio Ipanema nas proximidades do município de Afuá/PA, a Polícia Federal e o IBAMA deflagraram uma operação para checagem do fato.

Com a informação, uma equipe composta de Policiais Federais e agentes do IBAMA/AP saiu de Macapá de lancha e deslocaram-se ao município de Afuá.

No igarapé do “Jacaré”, encontraram uma fábrica de palmito em pelo funcionamento no meio da floresta cerrada e de difícil acesso. Doze pessoas estavam trabalhando no local no momento, cortando e acondicionando palmito sem qualquer higiene e sem qualquer autorização legal. Segundo primeiras avaliações do IBAMA, havia 10 toneladas de palmito no local pronta para ser distribuída.

E. B. B. S., 55 anos, o gerente que coordenava os trabalhos na fábrica foi preso em flagrante e trazido para a sede da Polícia Federal no Amapá e foi enquadrado no crime previsto no artigo 46, parágrafo único da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), por ter em depósito produto de origem vegetal sem licença legal, com pena de detenção de até um ano e multa.

Todo o palmito foi apreendido e trazido para Macapá, onde será verificada a possibilidade de doação do produto pelo IBAMA , se estiver em condições de consumo.