Os adeptos do candomblé realizam diversas ações durante todo o dia
No dia 02 de fevereiro é comemorado em todo o Brasil, o dia de Iemanjá, a Rainha das Águas. Neste dia, as praias do país ficam lotadas por devotos do orixá que rendem oferendas à entidade. Nas praias alagoanas, mais precisamente no Pontal do Peba, situada no Litoral Sul, os adeptos do candomblé realizam diversas ações durante todo o dia para festejar, agradecer e fazer pedidos a Iemanjá.
Muita gente se dirige às praias no dia de hoje para reverenciar Iemanjá, arremessando ao mar suas oferendas recheadas com perfumes, fogos e flores, mas não só os adeptos do candomblé participam das homenagens à Rainha das Águas. Muitos curiosos vão as praias conferir as homenagens que se resumem num show de muita beleza e devoção.
O movimento no Pontal do Peba já começa a aumentar devido a chegadas de diversas caravanas que participarão das homenagens a Iemanjá. Desde as primeiras horas de hoje, 02, muitos ônibus lotados saíram de Penedo e região em direção ao Peba e Pontal de Coruripe, onde pais e filhos de santo estão prontos para receber os devotos e os curiosos que participarão do espetáculo marcado pelos ritos do candomblé.
Dia 02 de fevereiro ou 08 de dezembro?
Algumas pessoas ficam se perguntando qual realmente é o dia de homenagear Iemanjá, se no dia 02 de fevereiro ou 08 de dezembro. Preocupado em tentar esclarecer essa dúvida o portal de notícias aquiacontece.com.br, realizou uma série de pesquisas para deixar seus internautas esclarecidos sobre o tema.
A Rainda das Águas pode ser reverenciada tanto num dia como no outro, dependendo do sincretismo que cada devoto adotou. Em alguns lugares, como por exemplo, nos terreiros de São Paulo, Iemanjá é sincretizada com Nossa Senhora da Conceição, louvada no dia 8 de Dezembro.
Por outro lado, em outras regiões, como a Bahia, por exemplo, o sincretismo se faz com Nossa Senhora dos Navegantes, cujos festejos ocorrem no dia 2 de Fevereiro, ou seja, é uma questão de regionalismo e não de verdades absolutas. O importante é render homenagens e manter viva essa tradição tão antiga que faz parte de importantes momentos históricos do Brasil.
