Iarley comemora o primeiro gol da partida
O Corinthians mostrou superioridade diante do lanterna Grêmio Prudente e venceu com facilidade a partida disputada no estádio do Pacaembu, nesse sábado, por 3 x 0. Com essa vitória, o time paulista assumiu a liderança provisória do Brasileirão, podendo terminar essa rodada na frente dos seus concorrentes, caso o Fluminense não vença o clássico Fla-Flu, ou se caso venha a vencer, o faça por uma diferença mínima. Iarley, Jorge Henrique e Elias fizeram os gols do time de Parque São Jorge.
O JOGO
Uma vitória construída como se esperava do time de Adilson Batista pelo contraste nas campanhas. Os corintianos dominaram desde o começo, com bastante toque de bola e apenas um erro: o excesso de criação de jogadas pelo meio da defesa do time interiorano, que, mesmo no sufoco e sem muita organização, conseguia evitar que se convertesse em gol.
Os muitos chutes a gol do time alvinegro no primeiro tempo (o Prudente só finalizou uma vez, para constar) significaram gols apenas uma vez no primeiro tempo, e com a ajuda do adversário: Rodrigo Mancha errou um passe no meio-campo que Elias pegou, carregou e lançou para Iarley, que dominou a bola na entrada da área e chutou de pé esquerdo para fazer 1 a 0 – seu sétimo gol na competição.
Conversa. Os problemas citados acima foram reforçados por Roberto Carlos na saída de campo no intervalo. “Estamos errando muitos passes, assim complica, temos de acertar isso”, disse. A conversa no vestiário deu resultado no segundo tempo, quando o time da casa passou a jogar mais pelas laterais e, aí, a criar boas jogadas, sempre chegando na área – só pecando nas finalizações.
Aos três minutos a bola novamente foi para o fundo do gol, com o Corinthians chegando aos 2 a 0: Bruno César, pela direita e no fundo, fez um cruzamento longo e rasteiro para Jorge Henrique, entrando na área, chutar firme a bola e marcar, para a alegria dos torcedores corintianos.
O placar foi fechado com um golaço: Elias tabelou com Roberto Carlos, deu um drible curto e tocou para Paulinho, que de costas devolveu para o meio-campista chutar e fazer 3 a 0, aos 38 minutos.
O Grêmio Prudente chegou a marcar um belo gol com Henrique Dias (aos 14 minutos do segundo tempo) em chute forte de fora da área, mas um companheiro no meio, impedido, participou do lance (atrapalhou a visão do goleiro Júlio César, pois a bola passou por ele) e invalidou a jogada.
Campanha. Líder por nove rodadas, os corintianos sempre estiveram entre os quatro primeiros da competição deste ano, após 22 jogos disputados (tem uma partida ainda a cumprir). E agora já é o que mais venceu (13), mais gols marcou (40) e dono do melhor saldo de gols (18). Números que só reforçam o ótimo ano e justificam a ponta.
Esta foi a 11.ª vitória do Corinthians como mandante, tendo só uma derrota assim em casa. O próximo desafio, além de manter a liderança, será melhorar a campanha como visitante. O páreo é duro: o clássico com o Santos, na Vila Belmiro, na quarta-feira (às 22 horas).
Problemas. Para este jogo, o Corinthians já sabe que não terá o volante Paulinho, que tomou o terceiro cartão amarelo e está suspenso. Já o Grêmio Prudente, firme na 20.ª e última posição com 17 pontos (há oito jogos sem vencer, com seis derrotas e dois empates), recebe o Palmeiras, também na quarta-feira pela 24.ª rodada, mas às 19h30.
Ficha Técnica
Corinthians 3 x 0 Grêmio Prudente
CORINTHIANS: Júlio Cesar; Alessandro (Moacir, intervalo), Paulo André, Leandro Castan e Roberto Carlos; Boquita, Paulinho , Elias e Bruno Cesar (William Morais); Jorge Henrique e Iarley (Danilo). Técnico: Adílson Batista
GRÊMIO PRUDENTE: Giovanni; Bruno Ribeiro, Anderson Luiz, Diego e Cleidson; Rodrigo Mancha, Roberto, Carlos Eduardo e Fabiano Gadelha (Deyvid Sacconi); Henrique Dias (Robson) e Hugo (Willian José). Técnico: Marcelo Rospide
Gols: Iarley, aos 22 minutos do primeiro tempo; Jorge Henrique, aos 3, e Elias, aos 38 minutos do segundo tempo;
Árbitro – Salvio Spinola Fagundes Filho (SP);
Renda: R$ 778.324,00;
Público: 23.815 pagantes;
Local – Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
