Com o propósito de trocar experiências e conhecer ações criativas que promovam uma boa formação para futuros condutores, servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), das áreas de educação e segurança, realizaram uma visita técnica na Escola Vivencial de Trânsito, conhecida como Transitolândia, no Parque Rodoviário do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), em Brasília – DF.
A escola, que funciona desde setembro de 2004, foi construída com intuito de estimular o comportamento seguro, ensinando às crianças do ensino fundamental de escolas públicas e particulares, como ser um bom pedestre. Lá, os pequenos são orientados sobre suas responsabilidades, colaborando, sobretudo, com o trânsito de um modo geral.
“Ficamos encantados com a Escola Vivencial de Trânsito. O principal objetivo da nossa visita foi conhecer como funciona toda sistemática do lugar para futuramente construirmos um projeto para a implantação de um ambiente semelhante, em que possamos trabalhar de forma lúdica com as crianças em nossa sede”, ressaltou a chefe de Educação para o trânsito do Detran/AL, Ana Buarque.
Na ocasião, a equipe de servidores do órgão acompanhou algumas atividades que são realizadas na Transitolândia, como a apresentação de peças teatrais em que os atores ensinam as regras de trânsito para as crianças e logo após elas seguem para uma mini-cidade construída na escola para vivenciarem os ensinamentos. A cada parada, os alunos são estimulados a responder o que deve ser feito em cada situação.
