Considerando que as redes sociais representam um modo prático e eficiente para informar o cidadão de um modo geral, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas, Detran-AL, tem conquistado cada vez mais o seu espaço no mundo virtual. Atualmente, entre Instagram e Facebook, o órgão acumula mais de quatro mil seguidores (E crescendo).
Com postagens criativas e que chamam a atenção do internauta, o Detran-AL busca orientar de diversas formas. São vídeos, fotos, frases, e, até mesmo, curiosidades que os condutores e pedestres do dia a dia não sabem ou simplesmente não lembram, como o simples fato de olhar para os dois lados na hora de atravessar a rua.
Na hora de pensar no conteúdo utilizado nas redes sociais, as jornalistas Lays Peixoto e Camila Guimarães contam com a ajuda de um grande aliado: o Código de Trânsito Brasileiro.
“Nós ficamos coladinhas com o Código de Trânsito Brasileiro para pensar nas postagens e, também, pegamos as principais infrações cometidas para alertar de forma lúdica.”, explicou a jornalista Lays Peixoto.
“Eu dirijo bonito”
Um exemplo desse sucesso na web aconteceu no mês de junho. Para alertar os cuidados no trânsito no período de São João, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas, lançou uma campanha nas redes sociais. “Eu dirijo bonito” foi estrelada pela nova sensação da lambada alagoas: Figueroas ou, apenas, Givly Simons.
A campanha passou pouco mais de 20 dias no ar e contou com mais de 50 postagens, entre vídeos, imagens e um texto.
“A campanha teve um retorno muito bom! Até pelo fato de ser estrelada pelo cantor de lambada Figueroas.”, pontuou a jornalista Lays Peixoto.
Foram mais de 2.900 fãs conquistados por todo estado e, também, pela capital paulista. Sendo Maceió, Arapiraca, Deodoro da Fonseca, Rio Largo, Palmeira dos Índios, Coruripe, São Miguel dos Campos, Teotônio Vilela e União dos Palmares as que mais interagiam.
