Skip to content

Detran retoma projeto “Multiplicadores da Educação para o Trânsito” em parceria com a Ufal

  • Home
  • Alagoas
  • Detran retoma projeto “Multiplicadores da Educação para o Trânsito” em parceria com a Ufal

Blog

Detran retoma projeto “Multiplicadores da Educação para o Trânsito” em parceria com a Ufal

Formar cidadãos mais conscientes do quanto o trânsito é um ambiente de compartilhamento e convívio social. Foi com esse objetivo, que o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) e a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) retomaram com o projeto “Multiplicadores da Educação para o Trânsito”, com aulas sobre temas específicos relacionados à educação para o trânsito. A primeira aula do projeto aconteceu no Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente da Ufal.

A capacitação é voltada para estudantes dos cursos de Geografia e Pedagogia para elaborar subprojetos temáticos sobre instrumentos educativos para o trânsito destinado às escolas de Alagoas. Os participantes serão responsáveis pela elaboração de instrumentos educativos que farão parte do acervo pedagógico das atividades educativas de trânsito.

Uma parte dos estudantes assistem às aulas presencialmente e outros veem pelo YouTube, numa transmissão ao vivo. Na plataforma on-line, também participaram representantes das cidades de São Miguel dos Campos e Pilar, que integram o projeto de descentralização para o trânsito, promovido pelo Detran.

De acordo com Ricardo Couto, subchefe da Superintendência de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores do Detran, os alunos têm acesso a diversas disciplinas, que proporcionarão uma visão mais abrangente sobre a complexidade do trânsito, ampliando e relacionando com diferentes áreas da mobilidade urbana. A primeira aula, realizada nesta segunda, foi ministrada pela chefe de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores do Detran, Edira Soares, que falou sobre “Trânsito como tema interdisciplinar”.

“O módulo trânsito como tema multidisciplinar é uma grande oportunidade para os estudantes perceberem que o tema trânsito pode ser trabalhado em todas as disciplinas da grade curricular de ensino, na educação básica. Este conhecimento é muito importante, tendo em vista o público do curso ser formado por estudantes de Pedagogia e Geografia, que poderão não apenas desenvolver projetos de extensão acadêmica como resultado do curso, mas utilizar este conhecimento no futuro, em sua vida profissional, como professores, pesquisadores ou no desenvolvimento de projetos voltados para a educação e a mobilidade”, explicou Soares.

Com o curso, os estudantes também vão tomar consciência do quanto é importante ter conhecimento sobre os regramentos previstos na legislação de trânsito, e das regras de convivência no espaço coletivo, construindo uma cultura de respeito e civilidade no trânsito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também