O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AL) retoma a partir da próxima terça-feira (4) o serviço de junta médica. O setor responsável entrará em contato com todas as pessoas que já estavam com o processo administrativo aberto para orientá-las sobre os procedimentos e datas para realização do exame.
O serviço estava suspenso desde junho de 2013, quando três médicos do quadro efetivo do órgão pediram demissão coletiva.
Segundo a coordenadora Setorial de Controle de Condutores do Detran, Lisiane Rocha, uma média de 170 processos já existem no órgão e o objetivo inicial é atender a esta demanda reprimida, em seguida abrir vagas para novas solicitações.
Os candidatos para emissão de permissão para dirigir que estavam com seus processos em andamento não serão prejudicados, pois o Detran vai prorrogar o prazo para finalização dos processos.
A coordenadora explicou ainda que essa contratação só foi possível a partir de uma liminar judicial que permitiu a publicação de um edital de credenciamento para a contratação de novos médicos.
De acordo com a resolução 425/2012, do Conselho Nacional de Trânsito, o profissional habilitado para realizar esta junta médica deverá ter o curso de perito médico examinador ou o título de especialista em medicina de tráfego.
“Os profissionais que possuem esta capacitação já estão trabalhando nas clínicas médicas credenciadas ao Detran. Isso dificulta o credenciamento de novos médicos”, explicou Lisiane.
Pessoas que necessitam de laudos ou veículos adaptados podem entrar em contato com o serviço de call Center (4002 2194) para esclarecer todas as dúvidas.
