Quem adquire veículos financiados em Alagoas tem agora uma nova opção, bem mais barata, para registrar o contrato de financiamento. O Detran-AL criou o Registro Eletrônico de Contratos de Financiamento de Veículos Automotores. O registro é feito pelo próprio Detran, que desenvolveu em seu sistema uma tecnologia para esse procedimento. Com isso, Alagoas é o décimo-quarto Estado onde o Detran faz o registro eletrônico.
A coordenadora-geral operacional do Detran, Graça Cardoso, explicou que, desde 2006, há um convênio pelo qual uma empresa faz o registro dos contratos de financiamento de veículos em Alagoas. “Esse registro, que é obrigatório nos contratos de financiamento com alienação fiduciária, custa 190 reais e deve ser pago à vista, e não havia outra opção”, disse a coordenadora.
“Agora o Detran desenvolveu sua própria tecnologia para fazer o registro eletrônico dos contratos. O preço é bem menor, 50 reais, e além disso, esse valor é incorporado ao financiamento e será dividido pelo número de parcelas do contrato”. Ou seja, se um veículo é financiado em 12 meses, por exemplo, os 50 reais serão diluídos nesse prazo, o que dá pouco mais de 4 reais de acréscimo mensal na prestação do veículo.
A opção dos 190 reais à vista continua válida, ressalta Graça Cardoso, porque o convênio com a empresa ainda está em vigor. “Mas agora o usuário tem uma opção bem mais barata e igualmente segura, além de ágil, porque o comprador do veículo pode incorporar os 50 reais no ato do financiamento, e isso é informado imediatamente ao Detran”.
A nova opção está disponível para os usuários desde a última quarta-feira, dia 8, a partir da Portaria 577/2010, assinada pelo diretor-presidente do Detran, Lúcio de Melo, e publicada no Diário Oficial do Estado na última segunda-feira, 6.
Logo no primeiro dia de vigor da nova norma, segundo Graça Cardoso, a nova opção de registro foi adotada por 116 compradores de veículos em Alagoas. A coordenadora disse que, em média, a cada mês, são adquiridos através de financiamento 5.500 veículos automotores em Alagoas.