×

Alagoas

Detran realiza campanha de prevenção do glaucoma

Servidores e moradores da região foram à sede do Detran fazer exames preventivos do glaucoma

Mais de 100 de pessoas estiveram na sede do Detran, nesta terça-feira (18), para fazer exames de prevenção do glaucoma, patologia responsável por cerca de 2% dos casos de cegueira no mundo. A iniciativa faz parte de uma parceria promovida entre o órgão e o Instituto de Olhos de Maceió (IOM).

Segundo a oftalmologista Marina Moura Rezende, uma pessoa foi diagnosticada com a doença e terá que se submeter a um tratamento com colírios e medicamentos orais.

A equipe médica registrou ainda três casos de pessoas com suspeita de glaucoma. Elas foram encaminhadas ao IOM para fazer exames complementares. Durante a realização dos exames, também houve diagnóstico de pessoas com início de catarata.

“O glaucoma é uma neuropatia; ela é progressiva e pode levar à perda da visão. Trata-se de uma doença traiçoeira, pois o paciente não sente os sintomas”, informa Marina Moura Rezende. De acordo com a oftalmologista, uma das causas da doença está na pressão intraocular. “O aumento da pressão provoca o dano ao nervo óptico, causando várias sequelas ao paciente”.

Preocupado com sua visão, Daniel Fernandes foi até a unidade móvel montada no estacionamento para realizar os exames preventivos. Ele foi embora com a recomendação de voltar ao médico a cada seis meses para revisão.

“É muito importante para a população fazer esses exames preventivos, ter um médico que lhe atenda, sem custos e perto de onde você está. Fiquei feliz em saber que não havia nada de errado comigo, que minha visão está bem”, ressalta.

Além da comunidade do Pontal da Barra, usuários e funcionários do Detran aproveitaram a oportunidade. Everaldo Francisco da Silva, que presta serviços no setor de transportes, preencheu a ficha e fez a consulta no intervalo do trabalho.

“Eu precisava fazer esse exame, mas nunca encontrava um tempo disponível. Desta vez consegui fazer, foi tudo tranquilo. Acredito que deveriam organizar mais iniciativas como esta. É muito complicado para quem tem problema na visão, uma vez que ela é afetada, a pessoa com dificuldade para o resto da vida”, revelou.

A grande procura fez com que a coordenadora da Campanha de Prevenção ao Glaucoma em Maceió, Maria José Santana, prometesse voltar ao Detran mais vezes. Segundo ela, a rotatividade de pessoas é suficiente para atingir o público desejado.