×

Alagoas

Detran promove ação com crianças portadoras de necessidades especiais

Alertar a sociedade sobre os direitos e deveres no trânsito é uma das principais missões do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL). Com o intuito de disseminar essa informação, a equipe de educação para o trânsito da autarquia promoveu na terça-feira uma ação educativa com alunos portadores de necessidades especiais da Escola Municipal Silvestre Péricles.

De forma lúdica, brincadeiras relacionadas ao tema trânsito como: jogos de tabuleiro, quebra-cabeça e jogo da memória alertaram situações vividas por todos os integrantes do trânsito, incluindo os pedestres, ciclistas, motociclistas, passageiros e condutores, ressaltando a importância da mudança de comportamento para tornar o trânsito mais humano e seguro.

“É muito gratificante e importante levar informações de segurança no trânsito abordando a educação para esse grupo. Essas crianças fazem parte de uma sociedade a qual precisam saber os seus direitos e deveres no trânsito. Precisamos alertar que o pedestre também pode provocar um acidente quando não atravessa na faixa”, enfatizou a subchefe de educação para o trânsito e pedagoga do Detran/AL, Ana Buarque.

Na ocasião, a professora Eliane Nascimento, responsável pelos alunos com Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade, autismo e deficiência intelectual, destacou a importância do momento e agradeceu a parceria com o Detran/AL.

“Eles precisam não só aprender a ler e escrever. Entender as noções básicas de cidadania no trânsito é fundamental para desenvolvimento dessas crianças. Queremos proporcionar aos nossos alunos atividades diversificadas e prazerosas principalmente de maneira lúdica, e só temos a agradecer ao Detran e a equipe de educação por essa belíssima ação”, destacou a professora.

Por uma nova Alagoas, o departamento de trânsito está intensificando tanto as ações educativas em escolas públicas e particulares quanto as fiscalizações de trânsito no interior do Estado com o objetivo de salvar vidas e reduzir o índice de acidentes com vítimas fatais.