×

Alagoas

Detran do Acre também deve adotar modelo alagoano

Dois técnicos do Detran do Acre estiveram em visita de trabalho ao Detran de Alagoas nesta semana para acompanhar a reunião de Planejamento Estratégico. Gabriel Maia e Marcelo Quintella conheceram também o modelo de Gestão por Metas, apresentado pelo diretor-presidente da autarquia alagoana, Lúcio de Melo, e fizeram reuniões com técnicos de Alagoas para trocar experiências.

O Acre deverá ser o terceiro estado a adotar o modelo de Planejamento Estratégico e Gestão por Metas desenvolvido pelo Detran de Alagoas. Anteriormente, os Detrans de Pernambuco e Goiás já haviam enviado a Maceió técnicos para conhecer o modelo alagoano, que está sendo reconhecido pela sua eficiência e construção coletiva.

“Viemos no intuito de conhecer o modo de gestão usado aqui para implantar em nosso estado”, disse Gabriel Maia. “Qualquer pessoa é capaz de construir um planejamento estratégico, mas acompanhar na prática, observar a metodologia, a discussão sobre execução das atividades, isso só é possível vendo de perto”, completou ele.

Gabriel Maia e Marcelo Quintella observaram o método de gestão democrática e a participação dos servidores na elaboração do planejamento e no alcance das metas definidas, apresentados pela gerente de Planejamento, Soraia Sampaio de Carvalho. Também tiraram dúvidas sobre o serviço de estatísticas do Detran-AL e sobre o Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf), sistema responsável pelo registro de infrações à legislação de trânsito em todas as unidades da federação.

“Percebemos que a diretora do Detran do Acre, Sawana Carvalho, estará comprometida com este modelo. Nós gostamos muito de acompanhar o nível de desenvolvimento de Alagoas. Percebemos que é possível implantar um planejamento democrático, de forma que todas áreas participem. Esperamos chegar a este nível”, ressaltou Gabriel Maia.