Skip to content

Detran conscientiza sobre segurança no trânsito com bloquinho na orla de Maceió

  • Home
  • Alagoas
  • Detran conscientiza sobre segurança no trânsito com bloquinho na orla de Maceió

Blog

Detran conscientiza sobre segurança no trânsito com bloquinho na orla de Maceió

Verão combina com sol, mar e segurança. O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) literalmente colocou o bloco na rua, neste domingo (31), para conscientizar alagoanos e turistas sobre os cuidados que se deve ter para evitar que sinistros de trânsito aconteçam durante a estação mais quente do ano. A ação, realizada na Rua Fechada, no bairro da Ponta Verde, em Maceió, integra a campanha de verão, que tem como tema “Se tá seguro, tá de boa”.

A iniciativa buscou alertar as pessoas sobre os cuidados no trânsito de forma lúdica e animada. O bloquinho contou com um mini trio-elétrico tocando uma playlist animada. Os estagianjos com mochilas-pirulito e os mascotes Detranzito e Detranzita entregaram brindes e ainda fizeram a alegria de adultos e crianças.

Para Sonály Bastos, superintendente de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores do Detran, o trânsito é, sobretudo, um ambiente de compartilhamento e convivência social, por isso faz-se necessário buscar alternativas criativas para levar instrução para as pessoas, transformando as estradas em um local mais seguro e, assim, preservar vidas.

“O verão é uma ótima oportunidade para abordar as pessoas acerca das condutas que elas precisam adotar nas ruas e rodovias, principalmente nesta época de férias e descanso. A Rua Fechada é um local estratégico em Maceió, tendo em vista a quantidade de pessoas que podem ser conscientizadas. Aproveitamos a campanha de verão para estarmos próximos de alagoanos e turistas com o objetivo de educar sobre as regras básicas do trânsito”, explicou.

A estudante Kristiny Gomes, de 18 anos, enalteceu a ação e disse que ela é importante porque ajuda a lembrar do que é certo e errado no trânsito. “Essa forma de trabalhar assim, através da ludicidade, auxilia a gente, que é pai e mãe, a ensinar as crianças as boas práticas do trânsito”, destacou.

Em uma faixa de pedestres próximo ao bloquinho, outra ação aconteceu simultaneamente: um esquete teatral que usou a mímica para conscientizar os condutores e pedestres sobre as condutas adequadas no trânsito. Os atores simularam ações de boas práticas no trânsito relacionadas ao verão, a exemplo de não dirigir sob efeito de bebida alcoólica, usar os equipamentos de segurança e respeitar os limites de velocidade.

A campanha de verão irá percorrer o estado do litoral ao Sertão reforçando a mensagem de ter um trânsito mais seguro. As ações estão espalhadas em outdoors, backbus, outvans e nos semáforos. Além de placas de led nas ruas, dos spots de rádio e da propaganda que estão sendo veiculados nas emissoras de televisão e nos cinemas. A iniciativa também leva conscientização para bares, restaurantes, festas e baladas, sempre abordando sobre conscientização e dicas sobre as práticas adequadas no trânsito.

Além de Maceió, as ações da campanha irão passar por Japaratinga, Arapiraca, Barra de São Miguel, São Miguel dos Milagres, Marechal Deodoro, Piranhas e Penedo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também