Todos os dias, nosso organismo é bombardeado por substâncias prejudiciais, como gorduras, conservantes, corantes, poluição e até medicamentos. Assim, chega a dieta detox, para eliminar os excessos que, ao longo do tempo, vão se acumulando e impedindo que o corpo funcione a todo vapor.
De acordo com a nutricionista da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Lúcia Maria Acioli, a dieta detox é uma técnica da nutrição funcional e tem com meta ajudar o organismo a eliminar toxinas e outras substâncias que prejudicam a saúde.
Ela é importante, principalmente, após períodos festivos como o fim de ano e o Carnaval, mas também pode ser usada para preparar o corpo antes de iniciar uma dieta completa com reeducação alimentar. “Um dos objetivos da detox é fazer que as toxinas tornem-se hidrossolúveis, para que sejam eliminadas por meio da urina, fezes, suor e lágrimas”, explicou Lúcia Acioli.
A nutricionista reforça, ainda, que os sintomas de um organismo intoxicado podem ser desencadeados por problemas físicos ou mentais, tais como: cansaço, sono durante o dia, falta de concentração, má digestão, mau funcionamento intestinal, enfraquecimento do sistema imunológico, alergias, inchaço, irregularidade do ciclo menstrual e perda de peso.
É importante saber que a dieta detox tem contraindicações. As grávidas, as lactantes, os diabéticos não controlados, as pessoas com problemas gastrointestinais e pacientes que estejam submetidos à quimioterapia, radioterapia, corticoterapia ou uso de imunoglobinas, não devem realizar o procedimento, uma vez que é muito restritiva em certos nutrientes, podendo levar à perda de peso rápida.
A detox pode ser realizada por no máximo cinco dias, com a exclusão de vários alimentos durante o processo de desintoxicação, como o açúcar, o café, o glúten, o álcool, o leite e seus derivados, os produtos industrializados e as carnes processadas (salsicha, bacon, presunto e salame).
O sal refinado (de cozinha) também é retirado, já que contém aditivos químicos para mantê-lo branquinho e solto. O ideal é utilizar o sal marinho ou o sal rosa do Himalaia, porque não passam pelo processo de refinamento, garantindo em suas composições, nutrientes como o flúor, o magnésio e o iodo natural.
Dessa forma, os temperos naturais, como a cebola, o alho, a salsa, o manjericão, a hortelã e o gengibre, devem ser usados à vontade, pois trazem inúmeros benefícios ao corpo, além de aroma e sabores aos pratos.
Para estabelecer quantos dias de desintoxicação são necessários para o seu corpo, é preciso fazer uma avaliação nutricional detalhada com um nutricionista, para que seja montada uma dieta sem deficit de nutrientes para o organismo.
COMO FUNCIONA?
A dieta líquida detox é a versão mais restritiva, devendo ser seguida por no máximo dois dias. Nesta versão, apenas é permitido ingerir líquidos como chás, água, sucos de frutas e sopas de legumes, sendo importante utilizar produtos orgânicos.
Já na dieta detox de três dias, é permitida a utilização de alimentos sólidos apenas no almoço, desde que sejam sem gordura e integrais. Dessa forma, a refeição deve ter alimentos como peito de frango ou peixe grelhado ou cozido, com arroz integral e salada orgânica temperada com pouco de azeite e sem sal.
