Visitante pode conhecer a Rota do Cangaço , que começa em Piranhas
A região do São Francisco guarda inúmeras surpresas para os visitantes. Não só pelo temperamento acolhedor de seu povo ribeirinho, como também pelas riquezas naturais que se escondem em uma das regiões mais exóticas de Alagoas. Duas, das três cidades tombadas pelo Patrimônio Histórico Nacional no Estado, ficam às margens do São Francisco: Penedo e Piranhas.
Penedo é uma das mais antigas cidades históricas brasileiras, impressionando pelo rico patrimônio histórico-cultural. Suas igrejas, conventos e palacetes do século XVII e XVIII proporcionam uma viagem ao Brasil Colonial. Já em Piranhas, cidade do Sertão conhecida como Lapinha do São Francisco, o turista pode caminhar pelo Centro Histórico da cidade e conhecer o Centro de Artesanato e o Museu do Sertão. Além disto, o visitante ainda pode conhecer a Rota do Cangaço, que parte da cidade de Piranhas rumo ao local em que o bando de Lampião foi assinado, na grota do Angico.
A Região do São Francisco também é aventura. Uma das dicas da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) é praticar Canoagem no 5º rio navegável do mundo, em Delmiro Gouveia. O turista também deve desfrutar da região para fazer rapel nos altos paredões de arenito e aproveitar o rio para praticar tirolesa, entre os municípios de Delmiro Gouveia e Olho d’Água do Casado.
Na foz do São do Francisco, saindo do Porto da cidade de Piaçabuçu numa embarcação típica, o visitante navega nas águas do Velho Chico rumo ao encontro do rio com o mar, aproveitando para praticar Tirolesa voando a 21 km pela praia deserta do Peba .
Para conhecer melhor um dos maiores cânions navegáveis do mundo, o turista deve realizar a trilha do Mirante do Talhado, entre Olho d’Água do Casado e Delmiro Gouveia. Também em Delmiro Gouveia, o turista pode explorar as ruínas do sítio, local em que foi construída a primeira hidrelétrica do Nordeste, Angiquinho, em 1912.
Arte e cultura também fazem parte do Velho Chico. Conheça o artesanato da Ilha do Ferro, povoado da cidade de Pão de Açúcar. Peças em madeira e o rico bordado “boa noite” são encontrados somente nessa região. E para se deliciar com a gastronomia ribeirinha, a proposta é degustar um generoso prato de pitu, característico camarão encontrado na região dos cânions do rio São Francisco.
Uma outra dica muito rica em cultura e história é o roteiro Caminhos do Imperador, percurso que foi realizado por Dom Pedro II em 1859. O roteiro contempla 12 municípios ribeirinhos de Alagoas.
