Cerca de 200 famílias de Água Branca foram beneficiadas nas últimas semanas com a despesca nos barreiros no entorno do Canal do Sertão. Após o peixamento realizado no início do ano pela Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepaq), essa comunidade pôde ter acesso a alimento saudável e gratuito.
O secretário da pasta, Regis Cavalcante, conta que os alevinos de tilápia foram deixados entre março e abril em cada barreiro encontrado pelos técnicos da Sepaq. “Os agricultores diziam que ter água e peixe nessas localidades era a realização de um sonho”, afirma.
O agricultor Edmilson da Silva comemora os benefícios da obra, que além de levar peixe para o consumo das famílias ainda gera renda. “Nunca criei, nem tive contato com peixe. Até pra comer, antes da Secretaria colocar aqui nos barreiros, era difícil. Agora tenho uma “mistura” saudável para minhas crianças e também quero vender para ter mais renda pra minha família”, conta.
Para o gerente do regional sertão da Sepaq, Luis Carlos, o benefício da despesca nos barreiros é permanente. “No início do mês, entregamos mais alevinos em Delmiro Gouveia, Água Branca e Piranhas. Agora é só aguardar para levar alimento saudável e renda para mais famílias”, afirma.
