×

Sergipe

Deso regulamenta abastecimento de águas em Propriá

O gerente regional da Companhia de Saneamento de Sergipe, (DESO), em Propriá, Januário Santos Costa esteve reunido na manhã dessa quarta-feira, 29, com o prefeito em exercício, José Américo Lima, e garantiu que na cidade o abastecimento de água é regular, salvo quando a empresa necessita realizar pequenas interrupções para manutenção de equipamentos e quando foi necessário corrigir problemas na adutora integrada do São Francisco neste mês de dezembro.

Januário Santos Costa explicou ainda ao prefeito que uma série de medidas foram tomadas para evitar o desabastecimento. “Um dos problemas é a proliferação de algas que obstruem o sistema de abastecimento. Para isso, nós intensificamos a limpeza da tubulação do sistema de captação, em que um mergulhador faz este serviço três vezes ao dia. Nesta quinta-feira iremos instalar uma gaiola para impedir que a vegetação obstrua a tubulação”, afirmou.

“É preciso ressaltar ainda que há cerca de quatro a cinco meses, a equipe da Deso vem tentando instalar uma terceira bomba para melhorar a distribuição de água no município. Na última sexta-feira esta terceira bomba entrou em funcionamento. Agora, com essas medidas adotadas, não serão necessárias as pequenas interrupções no abastecimento”, disse.

Outras medidas adotadas pela companhia, segundo o gerente regional é a perseguição das ligações clandestinas, a substituição de mais mil hidrômetros e a conscientização da população para evitar o desperdício. “Muitas pessoas ainda não sabem economizar água, por isso, através de orientações e campanhas educativas que já vem sendo realizadas, nós pretendemos levar conscientização quanto ao desperdício”, acrescentou Januário.

“Para conferir de perto todas as ações executadas e a regularidade do abastecimento, nós fomos visitar alguns pontos que consideramos críticos e vimos que o resultado foi satisfatório, ou seja, não está faltando água na residência dos propriaenses. As ruas visitadas por nós foram: Rua Padre Luiz Henrique, Rua Barão do Rio Branco, Rua de Maruim e Rua Durval Feitosa (Rua do América)”, frisou.

O prefeito em exercício, José Américo Lima ficou satisfeito com as declarações do gerente regional da Deso e disse que a companhia deve continuar trabalhando para que o abastecimento de água em Propriá seja sempre regular. “Diante das denúncias da falta d’água em Propriá, solicitamos uma reunião com o gerente regional da Deso e ele nos passou toda a realidade e as medidas adotadas para a manutenção do abastecimento. Portanto, a população deve ficar tranqüila, tendo em vista que Januário garantiu que não falta água na cidade”, afirmou Américo.