A Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso, conquistou pela quarta vez consecutiva o Prêmio Socioambiental Chico Mendes. A empresa foi reconhecida pelo Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS) Parque dos Faróis, que vem sendo realizando há dois anos em Nossa Senhora do Socorro. A premiação realizada pelo Instituto Chico Mendes ocorreu em São Paulo e contou com a participação de Eder Meneses e Valdeci Souza como representantes da Deso.
“O prêmio Chico Mendes é um dos prêmios mais célebres do Brasil na área ambiental. Grandes empresas e organizações governamentais participam anualmente, estar lá é muito gratificante para a Deso como uma empresa que tem uma responsabilidade ambiental muito grande”, afirma o técnico industrial Eder Meneses. Para ele, as premiações são uma comprovação que a Deso está no caminho certo, trabalhando de forma coesa, mostrando que a companhia tem responsabilidade com o futuro das gerações e do meio ambiente.
A solenidade aconteceu no Esporte Clube Sírio e reuniu autoridades de organizações de todo o Brasil dentro do ramo empresarial e do jornalismo, que também foram premiadas pelo Instituto Chico Mendes. Segundo a assistente administrativa da Gerência Socioambiental (GESA), Valdeci Souza, o projeto submetido pela Deso é uma parceria da Companhia com a Caixa Econômica e o Governo Federal, através de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
O objetivo do PTTS Parque dos Faróis é ir além do esgotamento sanitário, levando cursos capazes de gerar renda futura para as famílias. Além do sistema de esgotamento, que levará saúde e melhor qualidade de vida para a população, a comunidade recebeu ações socioambientais como treinamentos, cursos de informática, costura, audiovisual e de flauta.
Além, do projeto premiado, outros estão sendo desenvolvidos pela empresa em comunidades do estado, como na Zona de Expansão de Aracaju e Nossa Senhora das Dores. Segundo Eder Meneses, a Deso pretende participar novamente do Prêmio Chico Mendes em 2016, submetendo outros projetos que vem sendo desenvolvidos pela empresa.