Durante as comemorações cívicas de 7 de setembro, milhares de pessoas compareceram ao tradicional desfile no feriado do Dia da Independência, em Maceió. A solenidade que aconteceu em frente ao Memorial da República, na Avenida da Paz no bairro de Jaraguá, teve início após a chegada do Governador Teotonio Vilela e a execução do Hino da Independência.
Acompanhado do comandante da 20ª Circunscrição do Serviço Militar, coronel Átila, e do comandante da Polícia Militar, coronel Luciano Silva, Teotonio Vilela passou as tropas em revista e cumprimentou as autoridades presentes. Na sequência, teve início o desfile militar.
O desfile em homenagem aos 189 anos da Independência do Brasil levou a avenida, 700 policiais militares, 100 viaturas. Já o Corpo de Bombeiros esteve presente ao desfile com 340 militares, 145 crianças e 35 viaturas. A Polícia Civil levou 20 viaturas.
As Forças Armadas também marcaram presença, com 400 componentes e 40 viaturas do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado. A Marinha, com 60 componentes, três viaturas e três embarcações e da Aeronáutica.
A solenidade contou ainda com a participação da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal, que levou ao desfile nove viaturas, 12 motocicletas e um veículo de apreensão de animais.
Também participaram do evento alunos do Colégio Tiradentes, da Polícia Militar e estudantes de escolas que passaram pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência da PM (Proerd).
O desfile contou ainda, com a apresentação de técnicas e táticas especiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope). Este ano, os policiais do Bope simularam um resgate de sequestro dentro de um ônibus. Na ocasião, os militares resgataram uma criança e a entregou ao governador.
Quem também fez uma apresentação durante o desfile, foi o Batalhão de Radiopatrulha (RP), que mostrou as técnicas de perseguições. Neste ano, uma das novidades foi o desfile da mais nova modalidade de patrulhamento do Batalhão de Polícia Escolar, o policiamento ciclístico.
Policiais do Batalhão de Trânsito e guardas municipais fizeram o patrulhamento nas vias de acesso ao local do desfile e orientaram o público que se deslocou ao local. Apenas veículos credenciados tiveram acesso à área de estacionamento.
