A comemoração dos 193 anos de emancipação política de Alagoas foi marcado por atividades pela manhã e pela tarde em Maceió. Logo ás 8h, autoridades, professores e alunos da rede pública estadual prestigiaram a solenidade de hasteamento das bandeiras dos 102 municípios alagoanos, evento que contou com a presença do governador em exercício, José Wanderley Neto, e dos secretários de Estado da Educação e do Esporte, Rogério Teófilo; do Gabinete Civil, Álvaro Machado e da Cultura, Osvaldo Viégas.
Pela primeira vez, alunos da rede pública oriundos de todos os municípios alagoanos participaram das comemorações. “Este é um dia para resgatarmos nossas origens, nossa riquezas, nossa bandeira. Esse sentimento também está presente na homenagem que ao centenário do nascimento do dicionarista Aurélio Buarque de Holanda, alagoano ilustre de Passo do Camaragibe”, disse o secretário Rogério Teófilo.
Em seu pronunciamento, o governador em exercício, José Wanderley, destacou a importância dos municípios para o desenvolvimento do Estado. “Temos a preocupação de valorizar os alagoanos e, para isso, empreendemos ações e parcerias que fortaleçam os municípios”, declarou Wanderley.
O governador também homenageou os alunos da rede pública estadual presentes ao evento, muitos visitando Maceió pela primeira vez. “Fico muito feliz de estar aqui ao lado de vocês, pois quando os vejo, lembro-me de minha própria trajetória, quando, aos 17 anos, cheguei à capital, recém-saído de Cacimbinhas, para estudar medicina”, lembrou o governador.
Na ocasião, os participantes também visitaram o Museu Palácio Floriano Peixoto e conheceram o acervo do Memorial Aurélio Buarque de Holanda. As festividades pela manhã, foram encerradas com um parabéns coletivo, celebrando os 193 anos do Estado, que teve como destaque um bolo decorado com as cores da bandeira alagoana.
E às três da tarde aconteceu o desfile cívico estudantil em Jaraguá, que contou com a participação de cerca de quatro mil pessoas. Este ano, o evento prestou homenagem ao centenário do nascimento de Aurélio Buarque de Holanda, que foi representado pelo seu filho, Aurélio Baird Ferreira que recebeu uma placa do governo do Estado em reconhecimento ao legado de seu pai.
Dezessete pelotões se apresentaram ao longo do desfile, cada um contendo, em média, 100 alunos e acompanhado de uma banda fanfarra com mais 120 componentes. Nos pelotões estavam representadas as 15 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) que compõem a rede pública estadual.
Veja como foi a sequência do desfile:
Banda da Polícia Militar e Escola Tiradentes
Banda Fanfarra de Satuba e pelotão de bandeiras da 15ª CRE- Maceió
Banda Fanfarra de Passo de Camaragibe e pelotão do município de Passo de Camaragibe
Banda Fanfarra da Escola Estadual Benedita de Castro e pelotão da Educação Especial – Maceió
Banda Fanfarra da Escola Estadual Comendador Peixoto e pelotão dos alunos a 9ª CRE (Penedo) e 11ª CRE (Piranhas)
Banda Fanfarra do Centro Cultural do Benedito Bentes e alunos da 12ª CRE (Rio Largo) e 14ª CRE (Maceió)
Banda Fanfarra de Senador Rui Palmeira e alunos da 6ª CRE (Santana do Ipanema) e 8ª CRE (Pão-de-Açúcar)
Banda Fanfarra do Colégio Estadual Humberto Mendes e alunos da 3ª CRE (Palmeira dos Índios) e 5ª CRE (Arapiraca)
Banda Fanfarra da Escola Estadual Aurelina Palmeira e alunos das 1ª e 13ª CREs (Maceió)
Banda Fanfarra da Escola Estadual Nossa Senhora da Apresentação e alunos da 7ª CRE (União dos Palmares) e 10ª CRE (Porto Calvo)
Banda Fanfarra Pedro Carnaúba e alunos da 2ª CRE (São Miguel dos Campos) e 4ª CRE (Viçosa)
Banda Filarmônica Santa Cecília (Marechal Deodoro) e alunos do Projovem
Banda Fanfarra da Escola Estadual Edson Bernardes e pelotão da Congregação São José de Pinerolo
Banda Fanfarra e alunos da Escola Marechal Floriano Peixoto
Banda Fanfarra da Escola Estadual Geraldo Melo e pelotão da escola Marista Champangnat de Maceió
Banda Fanfarra e alunos da Escola Maria José Omena
Banda Fanfarra da Barra de Santo Antônio e comissão organizadora do desfile