Uma aula pública sobre a capital sergipana, suas histórias, personagens notáveis e bairros significativos. Assim será o tradicional Desfile Cívico da rua Bahia, que acontece no próximo domingo, dia 2. O evento, que é promovido pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), retorna em 2018 com o tema “Aracaju: minha cidade faz a história”. Alunos de escolas municipais e particulares, além de instituições civis e militares, participarão da celebração à Independência do Brasil.
A partir das 8h, os participantes percorrerão os cerca de 750 metros de percurso, desde o cruzamento da rua Bahia com a rua Porto Alegre, até o cruzamento com a rua Carlos Correia. Mais de 2.300 alunos de 20 escolas municipais, junto a outros 360 estudantes de duas escolas particulares, se dividirão na avenida entre bandas marciais, alegorias e pelotões fardados. O objetivo é contar para a população a história de Aracaju, desde a sua fundação até o surgimento dos principais bairros e conjuntos habitacionais, destacando a importância da participação dos cidadãos na construção de um futuro melhor.
“Não só os alunos, mas também a comunidade do Siqueira Campos está muito animada com a volta do desfile, sobretudo, pela temática, que conta a história de Aracaju, saudando a sua cultura, seus pontos históricos e turísticos. E essa animação também se estende a grande parte da população que todos os anos prestigia o desfile”, afirma a secretária adjunta da Educação e presidente da comissão do desfile cívico, professora Maria Antônia de Arimateia.
Além da música executada pelas bandas marciais das escolas e das instituições convidadas, as histórias também serão contadas através de outras produções artísticas. Desde julho, a equipe da Coordenadoria de Arte e Educação (Coarte/Semed) montou uma verdadeira oficina, onde produz todo o material visual que será utilizado durante o desfile. Cajueiros, papagaios, casinhas coloridas e igrejas, tudo utilizando papelão, tintas, pinceis e muita criatividade, baseado na sustentabilidade.
