
Uma verdadeira multidão ocupou a orla de Penedo na tarde desta terça-feira, 7 de setembro, para acompanhar o desfile cívico que aconteceu com a participação de instituições militares e de ensino público e privado, além de clubes de serviço. O desfile aconteceu com um percurso diferente dos anos anteriores, sendo o palco oficial montado próximo ao Museu do Paço Imperial, num local privilegiado pela paisagem oferecida pelo Velho Chico.
As comemorações aos 188 anos da Independência do Brasil foram marcadas por uma vasta programação em Penedo que iniciou no dia 1º de setembro e se estendeu até o dia 7, quando aconteceu o desfile que foi acompanhado de perto por autoridades militares e religiosas além do prefeito Israel Saldanha (DEM).
O desfile contou com a participação da Banda Fanfarra da Escola Estadual Correia Titara, de Piaçabuçu e também da Banda da Polícia Militar do 3º Batalhão, sediado em Arapiraca, no agreste alagoano. Clubes da Melhor Idade também desfilaram junto com o projeto Bombeiros Mirim do 6º GBM de Penedo.
O trânsito foi modificado na área do desfile o que causou certo congestionamento em trechos da orla ribeirinha. O único incidente registrado pela polícia militar ocorreu próximo a um posto de combustível quando um veículo avançou sobre as pessoas, resultando na prisão do motorista, um militar de Sergipe que não teve a identidade revelada.
A última escola a desfilar foi o Estadual Comendador José da Silva Peixoto. Esperada por uma multidão, a banda fanfarra da escola levou as arquibancadas ao delírio quando tocou músicas atuais e verdadeiros clássicos já esperados pelas pessoas que assistem o desfile. Durante toda a tarde, ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU e do Corpo de Bombeiros ficaram de prontidão para qualquer sinistro, no entanto, nenhum fato grave foi registrado pelos serviços.