Nesta sexta-feira (17), último dia de atividades do Maio Laranja no Maceió Shopping, em Mangabeiras, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar(Semdes) assinou um termo de cooperação com o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedeca) Zumbi dos Palmares.
O termo de cooperação técnica tem o objetivo de formalizar o trabalho que o Cedeca já vem realizando em parceria com os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) Cidade Sorriso e Área Lagunar onde acontecem atividades sobre direitos humanos, racismo, prevenção a violência e outros temas; como também acompanhar casos de violência contra crianças e adolescentes através dos Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas).
O secretário de Desenvolvimento Social Fernando Davino destacou a importância da iniciativa. “A assinatura veio para formalizar a execução do projeto Infância e Adolescência Protegidas do Cedeca que já vem sendo realizado em dois Cras, na região do Vergel e Benedito Bentes. Nesse mês tão especial que é de combate ao abuso e à exploração sexual infantojuvenil, nossas crianças e adolescentes poderão ter um apoio a mais em casos de abusos”, pontuou.
Maria das Graças, coordenadora do Cedeca Zumbi dos Palmares, revelou que com a assinatura do termo, casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes poderão ser encaminhados pelos Cras e Creas ao Cedeca para acompanhamento jurídico-social.
“A formalização da cooperação técnica também possibilitará que crianças e o adolescentes participem de oficinas e rodas de conversas, atuando como sujeitos de direitos, com conhecimentos sobre seus direitos, para realizar diálogos e participar de espaços da rede de proteção contra a violência sexual de crianças e adolescentes”, explicou a coordenadora.
A promotora de justiça, Maria Cerqueira Lima, destacou a importância das atividades do Maio Laranja. “Esse evento é de suma importância porque marca essa luta que é contínua de proteção à criança e ao adolescente. Nós estamos representando a proteção integral e temos que focar nessas duas palavras, prevenção e proteção na nossa prática diária”, afirmou.
Na abertura do evento, crianças do Serviço de Convivência do Cras Cidade Sorriso emocionaram os presentes com uma apresentação musical em Português e Libras, levando uma significativa reflexão sobre o enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes.
A programação também contou com a participar especial do Serviço de Convivência do Cras Bela Vista com uma apresentação teatral, dirigida pelo professor de teatro Abimael Melo, sobre o Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil, levando a uma reflexão de forma lúdica sobre o tema.
Por Secom – Maceió