×

Cultura

Desenvolvimento Econômico organiza agenda para cadastrar artesãos

Os artesãos poderão se cadastrar no próprio município para obtenção do documento

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística (Sedec), por meio do Programa Brasileiro do Artesanato (PAB Alagoas), organiza agenda de visitas aos municípios alagoanos para este mês de setembro. Na ocasião, serão feitos cadastros e recadastros de artesãos para garantir a emissão da Carteira do Artesão, documento que identifica o profissional e concede benefícios.

A ação já está pré-agendada em alguns municípios: Delmiro Gouveia, Palmeira dos Índios, Rio Largo, Jacaré dos Homens, Maragogi e Passo de Camaragibe. Os artesãos devem comparecer aos locais, que serão antes divulgados pelas prefeituras, já que a ação recebe parceria local para reunir o público, com os documentos necessários – Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência e duas fotos 3X4.

Na última semana de agosto, as técnicas do PAB Alagoas, Silvana Pontes e Aparecida Nunes, realizaram o cadastramento dos artesãos dos municípios de Palmeira dos Índios e Coruripe, totalizando 132 cadastros e recadastros. As técnicas lembram que os artesãos e prefeituras de outros municípios que desejarem a visita da equipe podem entrar em contato com o PAB Alagoas para agendamento. O atendimento ao público artesão também é realizado na sede do órgão, que fica na Sedec, na cidade de Maceió – Av. da Paz, nº 1108, Jaraguá.

A coordenadora do PAB Alagoas, Sônia Normande, comemora a posição de destaque que Alagoas ocupa no cenário nacional por causa do segundo lugar que ocupa no processo de cadastramento de artesãos no novo Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento (MDIC). Alagoas realiza uma média de sete mil cadastros por mês, ficando atrás somente do Estado da Bahia, que realiza oito mil ao mês.

Numa ação iniciada em 2007, o PAB Alagoas visitou os 102 municípios alagoanos para o cadastramento dos artesãos, porém, organiza agora uma agenda para intensificar o recadastramento já que a Carteira do Artesão tem validade por dois anos.

Enchente

As fortes chuvas que atingiram Alagoas no mês de junho prejudicaram a atividade artesanal dos 19 municípios mais afetados. Pensando nisso, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, por meio do PAB Alagoas, irá entregar, neste mês, a segunda via da Carteira do Artesão para que continuem usufruindo dos benefícios e tenham, sem custo, um documento identificando-os. “Nossa preocupação é que muitos artesãos perderam tudo, inclusive os documentos de identificação e a Carteira do Artesão preencherá, em algumas situações, essa dificuldade”, comentou Sônia Normande.