As operações, ações, projetos e programas executados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) nos municípios que integram o Vale do São Francisco alagoano serão discutidos durante Seminário Interno de Desenvolvimento Regional. O evento promovido pela a 5ª Superintendência Regional (SR) da Codevasf acontece na próxima sexta-feira, 18, no auditório da Faculdade Raimundo Marinho (FRM) em Penedo a partir das 8 horas.
Para abrir o seminário, haverá uma palestra do prof. Cícero Péricles da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEAC) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada da mesma instituição. Doutor em Economia e Sociologia Agrárias pela Universidad de Córdoba na Espanha e profundo conhecedor da economia alagoano, o professor trará para o evento um debate acerca dos desafios para o desenvolvimento regional em Alagoas. A palestra será aberta aos estudantes da FRM nos cursos de Pedagogia, Administração e Direito.
Em seguida, a Superintendência Regional da Codevasf em Alagoas fará uma homenagem aos empregados da companhia que se desligaram recentemente da empresa, por meio do Programa de Desligamento Incentivado (PDI), pelo serviços prestados para o desenvolvimento regional da área de atuação da empresa no Estado, que engloba 49 dos 102 municípios alagoanos.
Durante o seminário, as gerências, unidades e assessorias da Codevasf em Alagoas irão apresentar os resultados de sua atuação e suas contribuições diretas e indiretas para a concretização das estratégias de desenvolvimento regional orientadas pelo Governo Federal. O evento será fechada aos empregados da empresa em Alagoas.
“Esse será um momento de avaliar nossa atuação, identificando as fragilidades e as oportunidades que a ação da Codevasf leva aos municípios nos quais atua”, explicou o superintendente regional da Codevasf em Alagoas Antônio Nélson de Azevedo.
Histórico da Codevasf
Criada em julho de 1976, a Codevasf é uma empresa pública ligada ao Ministério da Integração Nacional. Em todo país, a atuação da companhia abrange os estados de Minas Gerais, Goiás, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Piauí, Maranhão e no Distrito Federal. Sua missão é promover o desenvolvimento e a revitalização das bacias dos rios São Francisco, Parnaíba, Mearim e Itapecuru com a utilização sustentável dos recursos naturais e estruturação de atividades produtivas para a inclusão econômica e social.
A Codevasf atua em 53% do território alagoano com ações de estruturação e aproveitamento de recursos hídricos para agricultura irrigada, implantação de sistemas de esgotamento sanitário e abastecimento de água tratada, suporte aos arranjos produtivos locais, criação da infra-estrutura necessária ao desenvolvimento social e econômico, como no programa de cisternas, estradas vicinais, construção e operacionalização de unidades de beneficiamento de pescado e de unidades de comercialização de pescado, barragens, gestão de recursos hídricos, entre outras.