×

Política

Desembargador Malta Marques receberá Comenda Tavares Bastos

A Assembleia Legislativa aprovou projeto de resolução do deputado Marcos Barbosa (PPS) que concede ao desembargador José Carlos Malta Marques, corregedor-geral do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), a Medalha do Mérito Tavares Bastos. O projeto foi aprovado na sessão de quinta-feira, 13, em plenário por unanimidade. Caberá ao deputado Marcos Barbosa marcar uma data para que seja realizada sessão especial para entrega da comenda.

Segundo o deputado, a concessão da medalha é em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo desembargador ao Estado de Alagoas, principalmente ao Poder Judiciário. Na justificativa, Barbosa destaca ainda a atuação do desembargador nos vários cargos que exerceu antes de chegar ao TJ, como servidor municipal, bancário, advogado, adjunto de promotor de Justiça; promotor de Justiça; procurador-geral de Justiça por dois mandatos consecutivos; procurador de Justiça e corregedor-geral do Ministério Público.

“Homem de intensa intelectualidade, publicou inúmeros trabalhos jurídicos em revistas especializadas, assim como proferiu, por todo o País, palestras e conferências versando temas de sua atividade profissional, quer como membro do Ministério Público e do Poder Judiciário, quer como professor da Universidade Federal de Alagoas. Irrequieto e altamente interessado por todas as questões que digam respeito ao ser humano, José Carlos Malta Marques tem certeza de que o esforço que desenvolve não constitui fim em si mesmo, mas simples meio visando à possibilidade tanto quanto o possível para o bem estar da sociedade a que serve”, ressalta.

Marcos Barbosa destaca ainda que ‘o homenageado, culto e preparado, afável e simples, sem necessidade de auto-elogio, é maior do que todos os cargos e funções que exerceu, honrando-os com desassombrosa independência e altivez, jamais se curvando a interesses e circunstancias mesquinhas que pudessem afastá-lo da retidão à sua honra do homem público’. José Carlos Malta Marques assumiu o cargo de desembargador do TJ em 5 de março de 2007 e cumpre até fevereiro de 2011 o mandato de corregedor-geral do Judiciário alagoano.