×

Alagoas

Desembargador fala sobre “Justiça Militar e suas peculiaridades”

Des. James Magalhães, ?A nova Justiça Militar tem que explicar sua identidade e mostrar para quem serve?

O desembargador James Magalhães Medeiros, ex-juiz da 13ª Vara Criminal da Capital -Auditoria Militar e atual membro da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) concedeu, na manhã desta sexta-feira (23), na Associação dos Oficiais Militares de Alagoas (Assomal), uma palestra para militares do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas. O discurso de tema “Justiça Militar e suas peculiaridades” apresentou aos gestores da corporação as atualizações do Direito na área militar.

Para o coronel Jadir Ferreira Cunha, o conhecimento das alterações é fundamental para a redução de erros no exercício das atividades. “Nós membros de uma corporação militar precisamos estar em dia com o conhecimento jurídico, para que possamos ter certeza dos atos que executamos”, ressaltou.

Durante o discurso o desembargador explicou sobre a história da Justiça Militar, destacando as recentes alterações do Direito no que se destina à competência dos julgamentos de militares no Estado. “Quando o caso é solucionado pela corporação o julgamento é realizado de maneira mais competente, já que os membros julgadores detêm mais conhecimento sobre o assunto. Isso também garante mais celeridade e uma prestação jurisdicional mais eficiente”, afirma o magistrado, que também enfatizou a responsabilidade dos profissionais que tem como ofício a atividade de julgar: “Não é fácil para nós, que trabalhamos com leis, sentenciar. É preciso ter a consciência de que ser justo é ser ético, é fazer o que deve ser feito”.

Após o discurso, o desembargador James Magalhães recebeu do coronel Jadson dos Santos o certificado e a comenda em agradecimento pela palestra ofertada.