Imagens dos profissionais feridos expõem um problema recorrente - Foto: Reprodução
Apesar das constantes campanhas que orientam a população ribeirinha sobre o descarte correto de materiais cortantes, visando à segurança dos trabalhadores responsáveis pela coleta de lixo domiciliar, ainda há pessoas que insistem em realizar esse procedimento de forma inadequada em Penedo.
Nos últimos dias, alguns acidentes foram registrados durante a coleta de lixo na cidade, evidenciando os riscos enfrentados pelos profissionais. Há relatos de trabalhadores com dedos machucados, mãos perfuradas por ripas e cortes nas pernas, situações que poderiam ser evitadas com o descarte adequado de materiais perigosos.
Imagens dos profissionais feridos expõem um problema recorrente: a forma como o lixo é acondicionado pela população. No caso de vidros, por exemplo, o ideal é que sejam embalados em papelão ou com o uso de garrafas de plástico. Para isso, a garrafa deve ser cortada ao meio, o material inserido em uma das partes e, em seguida, vedado com a outra metade, preferencialmente com fita crepe.
Veja abaixo como acondicionar o lixo:
– Os métodos mais seguros para descartar vidro são o uso de papelão ou garrafas PET. Não é recomendado embrulhar em jornal ou plástico comum, devido à baixa resistência desses materiais.
– Garrafas de vidro intactas devem ser armazenadas em pé, dentro de caixas de papelão vedadas e separadas do lixo comum.
– Agulhas devem permanecer na proteção original. Caso não haja, o ideal é armazená-las em garrafas PET, assim como seringas.
– Espetos de churrasco devem ser quebrados e acondicionados em caixas, como as de sapato, devidamente vedadas.


