O Departamento de Estradas de Rodagens de Alagoas (DER/AL) adiou, mais uma vez, o início da construção das cabeceiras da ponte situada sobre o rio Perucaba no povoado Manimbú, zona rural de Penedo. A data prevista agora é sábado, 23, seis dias a mais do prazo informado na semana passada, divulgado após denúncia publica no site aquiacontece.com.br sobre descumprimento de acordo firmado entre o DER/AL e o Ministério Público Estadual (MPE) para começar a obra.
O acerto entre o órgão estadual e a 2ª Promotoria de Justiça em Penedo estabeleceu no dia 01 de setembro que as obras deveriam começar em, no máximo, 30 dias, período que só poderia ter sido estendido em função das chuvas. Passados mais de 15 dias do fim de setembro, a reportagem do portal de notícias esteve na ponte e constatou que nada havia sido feito. Procurado, o DER/AL alegou questões burocráticas, apesar de o MPE ter informado anteriormente que não havia mais pendências relacionadas ao necessário licenciamento ambiental e a exploração da jazida que fornecerá matéria-prima para o serviço, piçarreira situada nas imediações da ponte.
Em resposta para a matéria publicada no site na última sexta-feira, 15, o DER/AL informou ainda que os serviços nas cabeceiras seriam iniciados segunda-feira, 18. A reportagem do aquiacontece.com.br voltou ao povoado Manimbú nesta quinta, 21, e constatou que tudo continua como está desde dezembro do ano passado: o vão da ponte pronto, estrutura que para ter utilidade depende apenas da construção de suas respectivas cabeceiras. Concluída, a obra permitirá a retomado do tráfego de veículos sobre a inacabada rodovia estadual AL 105, estrada entre Penedo e Coruripe com percurso em meio à terras e o núcleo urbano da Cooperativa Pindorama.
No momento da reportagem desta quinta-feira, o agricultor Cosme da Silva Sodó, 25 anos, se encontrava próximo à ponte. Filho do proprietário de um terreno situado ao lado da estrutura, ele disse que a cada dois dias visita a propriedade para verificar as condições da cerca e cuidar dos animais. Questionado se teria visto alguma movimentação de operários, Cosme Sodó afirmou que não há ninguém trabalhando no local há muito tempo. Procurado novamente, o DER/AL diz agora que os serviços começam no próximo sábado, dia 23.