Divididas por áreas, as empresas a serviço do Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas (DER/AL) trabalham na reconstrução das cidades que sofreram com a enxurrada do mês de junho. Obras de reconstrução e recuperação de rodovias, estradas vicinais, pontes e vias urbanas estão espalhadas nas regiões do Vale Mundaú, Vale do Paraíba e Região Norte de Alagoas.
A empresa responsável pela supervisão das obras, ATP Construções, acompanha todas as ações e elabora relatórios com registros fotográficos de todas as obras que garantirão a retomada da normalidade para os moradores dos 19 municípios atingidos pela calamidade.
O coordenador da ATP Construções, Tibério Augusto explica que os relatórios são desenvolvidos por sua equipe com a colaboração das empresas contratadas para a execução dos serviços. O diretor-presidente do DER, Marcos Vital, esclarece que o órgão acompanha bem de perto as obras de Reconstrução. “Temos registros fotográficos e coordenadas em GPS de cada uma das obras de cada um dos municípios. Temos também um levantamento com os prefeitos das necessidades e das prioridades de cada região”, diz.
Ações – No Vale do Mundaú, a empresa Amorim Barreto trabalha na cidade de Murici. Conforme o relatório desenvolvido pela ATP Construções, no momento, a empresa contratada executa os serviços de limpeza, ou seja, retirada de vegetação de pequeno porte, além da topografia de alguns trechos de vicinais. A rua do Cajueiro, em Murici, é um exemplo de localidade que apresentou o trecho totalmente destruído pelas chuvas e onde parte dos trabalhos está concentrado.
Já no Vale do Paraíba, a empresa L Pereira realiza os serviços de Reconstrução de Obras de Artes Especiais (pontes) e pavimentação urbana na cidade de Rio Largo. As ações estão concentradas na Ponte Ilha da Angelita e na Ponte do Riachão, ambas sobre o Rio Mundaú. Ainda segundo o relatório, os trabalhos se concentram também na construção do muro de contensão na Ponte Utinguinha, sobre o Rio Mundaú.
A empresa Froylan é a responsável pela execução das obras na Região Norte. Os serviços foram iniciados na recuperação do trecho da rodovia AL-480, e a restauração do trecho compreendido entre o entroncamento da AL-105 e o município de Jundiá. O Programa de Reconstrução contemplará a construção e recuperação de 64 km de estradas estaduais, 345 km de estradas vicinais, 135 mil m² de vias urbanas, além da construção de 54 pontes e a restauração de mais 11 pontes.