Obras de barragem em Rio Largo
Divididas em lotes, as obras de recuperação de pontes, estradas e vicinais das cidades atingidas pela chuva totalizam 187 e são executadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas (DER\AL).
Com R$ 19 milhões do governo federal, o DER trabalha para garantir a normalidade em Rio Largo. Já na entrada da cidade, funcionários a serviço do DER fazem a recuperação da Ponte da Utinguinha. Moradores do bairro Gustavo Paiva também acompanham a obra com cerca de 50 funcionários, que recuperam as cabeceiras da ponte destruída pela enchente. “A previsão é que a Ponte da Utiguinha seja entregue à comunidade no final de fevereiro”, afirma o engenheiro fiscal do DER, Leruerson Santana.
O engenheiro explica que uma das obras mais críticas de Rio Largo é a reconstrução do muro da barragem que, ao ser destruído pelas chuvas, interrompeu o tráfego de veículos e o transporte ferroviário da cidade. “Já recuperamos 1km de acesso e trabalhamos para concluir a obra até o final de março”, indica Santana.
A Ponte do Riachão, também destruída pelas chuvas, é reconstruída pelo DER e, conforme o engenheiro, a metade da obra está concluída. “Foi construída uma ponte provisória de madeira para que moradores possam ter acesso ao Povoado do Riachão e à rodovia BR-101”, diz.
Além da construção de pontes, o DER recuperou 15km de vicinais no primeiro lote de obras, que inclui as cidades de Satuba e Rio Largo. Em outubro, a cidade inaugurou a ponte de acesso à Ilha Angelita, que foi a primeira ponte recuperada pelo Programa da Reconstrução.
