×

Alagoas

DER continua realizando trabalhos para recuperar pontes e acessos às cidades

O Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas (DER/AL) vem tomando medidas emergenciais para resolver a situação dos povoados que continuam isolados nos municípios de Santana do Mundaú e São José da Laje, após a enxurrada de junho.

Conforme o diretor-presidente do órgão, Marcos Vital, após a catástrofe, técnicos a serviço do DER trabalham para viabilizar a reconstrução dos acessos ao Povoado Munguba, em Santana do Mundaú, e ao Povoado Caruru, em São José da Laje.

O governo do Estado, por intermédio do DER, solicitou ao Exército Brasileiro, a montagem de duas pontes metálicas para restabelecer, provisoriamente, os acessos aos municípios. “Em três vistorias realizadas pelo Exército, foi constatado que o vão da ponte destruída era maior do que a capacidade de atendimento da ponte móvel do Exercito”, disse.

Porém, Vital, explicou que o DER assumiu o compromisso de aproximar a cabeceira da ponte para criar alternativas. “Em Munguba, já foi realizado o serviço de terraplanagem do lado oposto do rio. Já em São José da Laje, o DER continua trabalhando em serviços de terraplanagem”, afirmou o diretor-presidente do órgão.

Vital explica que a situação em São José da Laje é um pouco mais complicada. “Em São José da Laje, o nível da catástrofe foi tamanha, que levamos mais de 35 dias para recompor o acesso da cidade de São José da Laje até a cabeceira da Ponte Cruz Verde, que dá acesso ao Povoado Caruru. Para poder chegar a segunda cabeceira com equipamentos pesados, o DER levou mais oito dias e chegando a ela, devido à incidência da forte de chuva, ficou impossibilitado de trabalhar nos serviços de terraplanagem”, explica Vital.

Porém, independente da vinda das pontes metálicas, o diretor-presidente afirma que o DER avança para resolver o problema de trafegabilidade dos municípios. “O DER está determinado que, independente da vinda da ponte metálica, vai dá sim uma resposta a comunidade. Em Munguba, o DER continuará o aterramento e fará um macaqueamento de ponte que cedeu do lado esquerdo para dá condições de trafegabilidade”, salientou.

“É uma situação absolutamente de emergência, nós pedimos uma autorização ao Ministério Público Estadual, por meio da promotora Carmem Silvia, à Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e ao instituto do Meio Ambiente (Ima)”, explica Marcos Vital.

Já em São José da Laje, além do aterramento em uma das cabeceiras, o DER levanta a possibilidade da colocação de treliças metálicas e chapas de ferro para possibilitar a retomada do acesso.