Equipes da Diretoria de Transporte e Trânsito do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER) estão acompanhando a verificação metrológica dos radares de velocidade que estão sendo instalados pelo Governo de Sergipe, por meio de uma empresa vencedora de processo licitatório, em pontos estratégicos de algumas rodovias estaduais.
A implantação dos medidores de velocidade visa melhorar a trafegabilidade e garantir a segurança de condutores de veículos e pedestres em trechos de grande movimento de importantes rodovias da malha viária estadual, tendo como principal objetivo minimizar a redução de acidentes.
A princípio serão instalados 10 radares, dos quais, quatro na SE-100, em 7 dos 17 km da Rodovia Inácio Barbosa, no trecho da Orla Sul, na Zona de Expansão da capital sergipana e seis que futuramente serão instalados na SE-230 (Rota do Sertão) em trechos do município de Poço Redondo, no Território do Alto Sertão Sergipano.
A verificação
Os trabalhos de verificação foram realizados por profissionais do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) – Órgão Delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e contaram com a participação de representantes da empresa responsável pelos serviços. Durante a ação, um veículo oficial do ITPS dotado de um equipamento para medição de velocidade calibrado pelo Inmetro percorre o trecho onde o radar está instalado, passando diversas vezes e com diferentes velocidades pelo radar e a partir disso compara a velocidade indicada neste equipamento com aquela registrada pelo medidor instalado na via,e, baseado nessa comparação, o fiscal pode aprovar ou reprovar o instrumento.
De acordo com o presidente do ITPS, Kaká Andrade, a verificação dos equipamentos é realizada de maneira minuciosa. “O procedimento é um pouco mais demorado, principalmente na verificação inicial. Nosso veículo passa pela faixa, no mínimo, dez vezes, a velocidades distintas, e vai montando um banco de dados para checar se as informações registradas no dispositivo eletrônico de velocidade estão compatíveis com aquelas registradas pelo radar. Havendo divergência, o equipamento deve ser ajustado”, explica.
Uma vez aprovado, o medidor de velocidade recebe um certificado de verificação metrológica com validade de 12 meses e torna-se apto para funcionamento e emissão de multas por excesso de velocidade. No caso de reprovação, o radar deve passar por manutenção (responsabilidade da empresa permissionária) e não poderá emitir multas até que passe pela verificação após reparo (procedimento agendado pela empresa junto ao ITPS) e seja considerado aprovado.
Segundo o Diretor de Transporte e Trânsito do DER, Geraldo Motta, o acompanhamento é importante pois, além de garantir a eficiência dos serviços, assegura aos condutores a lisura dos registros. “Nossa função é conferir se os equipamentos estão registrando a velocidade real em que os veículos passam pelos radares. Havendo uma possível falha ou irregularidade eles serão corrigidos, para que só assim possam entrar em operação”, afirma.
Consulta
Os condutores podem consultar a situação de qualquer radar instalado no país, acessando o Portal de Serviço do Inmetro nos Estados (PSIE) por meio do endereço eletrônico https://servicos.rbmlq.gov.br. Basta clicar em “consulta de instrumentos”, escolher a opção “medidor de velocidade” e digitar o município. A partir de então, o sistema mostrará os medidores da localidade, data da última verificação e a validade.
Denúncias ou dúvidas
Em caso de denúncias ou para esclarecimento de dúvidas, o cidadão pode entrar em contato com a Ouvidoria do ITPS por meio do telefone (79) 3179-8055 e do e-mail ouvidoria@itps.se.gov.br. Também há a opção do atendimento presencial, que é feito na sede do ITPS, localizado na rua Campo do Brito, 371, bairro 13 de Julho, em Aracaju.